SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E ESPORTES DE JUAZEIRO FALA SOBRE AS NOVIDADES DO ANO LETIVO, ESTÁDIO ADAUTO MORAES E RESPONDE “OPORTUNISTAS” NO FACEBOOK

Na tarde desta segunda-feira (08), o Secretário Municipal de Educação e Esportes Clériston Andrade participou do programa Geraldo José (Transrio FM) quando confirmou que antes mesmo da abertura do ano letivo na segunda-feira, dia 15, haverá a Jornada Pedagógica quinta-feira (11), a partir das 08 horas, no Ginásio de Esportes do Colégio Municipal Paulo VI e deve reunir aproximadamente duas mil pessoas.

Este ano, a jornada pedagógica terá na sua programação palestras, rodadas de debates, além de novidades que serão anunciadas pelo próprio titular da Seduc Clériston Andrade.

“Graças ao empenho de toda equipe da Seduc (Secretaria de Educação e Esportes) nós teremos o ano letivo recheado de inovações que alcançarão professores e alunos. A jornada é um momento de reencontro e também uma boa ocasião para prestar contas do nosso trabalho, explanando também sobre as perspectivas do ano letivo”, ressaltou o secretário Clériston Andrade.

Na jornada pedagógica deste ano, as cinco escolas que se destacaram na Edição 2015 do Projeto Juazeiro Educação Nota 10, serão reconhecidas e premiadas. A iniciativa, desenvolvida a partir do ano passado, objetiva mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais e, por fim, zerar os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Desde 2009, o município de Juazeiro baixou de 6,2% para 2,1% as taxas de abandono - uma das menores do Nordeste.

“Cada uma das escolas selecionadas receberá um cheque de cinco mil reais. Ao todo, serão 25 mil reais em premiação. A destinação deste valor será decidida pela equipe escolar e o recurso pode ser investido em participação em congressos, aquisição de livros, compra de equipamentos, etc. Os alunos também serão beneficiários diretos do projeto. Nas escolas destaques, escolhidas por etapa do ensino, cada estudante terá um tablet à disposição. A Prefeitura de Juazeiro investiu mais de 250 mil reais na compra dos equipamentos projetados pelo FNDE, através da Positivo Informática” explicou Clériston.

“Durante a jornada vamos anunciar uma iniciativa inovadora que alcançará mais de 27 mil dos 33 mil alunos matriculados para este ano na rede municipal” concluiu.

ESTÁDIO ADAUTO MORAES

“A falta de uma certidão negativa da empresa vencedora da licitação acabou por atrasar em 30 dias a obra do gramado do Estádio Adauto Moraes, mas estamos empenhados em entregar a nossa praça de esportes aos desportistas antes mesmo da segunda partida da Juazeirense pela Copa do Nordeste. Além das emendas parlamentares responsáveis pela maioria dos investimentos no estádio, a municipalidade também ofereceu uma contrapartida e ampliamos a reforma com pintura geral das arquibancadas e dos novos setores construídos: módulo policial, bares e lanchonetes. Um novo sistema de descargas elétricas (para-raios) já foi implantado. Também com recursos municipais, as cabines de imprensa passam por reformas e serão climatizadas, assim como os vestiários de jogadores e árbitros” justificou o secretário.

NO FACEBOOK

Uma postagem do Secretário do Facebook sobre o aumento salarial dos professores a ser anunciado na próxima quinta (11) provocou algumas reações que Clériston atribui a “oportunistas”. Confira:

COLOCANDO AS COISAS NO DEVIDO CONTEXTO

Nem bem divulgamos que faremos o anúncio do reajuste dos professores e já apareceram oportunistas que fazem questão de esquecer a realidade para destilar seu veneno, torcida contrária, vontade que dê errado e a tradicional e conveniente falta de memória.

Mas os fatos não mentem, ainda que façam malabarismo para manipular números e retirá-los do contexto.

Só para reascender lembranças: em 2008, um professor da Rede Municipal, com 40 horas semanais, ganhava 850 reais por mês.

Em um passado não tão distante, gestões anteriores atrasaram os salários dos docentes por até três meses. Houve também quem tivesse as contas rejeitadas por não cumprir os percentuais do FUNDEB!

Aos interessadamente desavisados, uma sugestão: professor pode deixar de ser tudo, menos pesquisador. Não tente enganá-lo só porque você se acha sabido!

Sabe qual foi o percentual de reajuste do Valor Aluno Ano em 2016 (que define qual a receita do município)? Apenas 7,41%.

Sabe quanto da receita do FUNDEB Juazeiro destina aos professores? 70%, quando bastavam 60% para cumprir a lei.

Dia 11, faremos o anúncio do reajuste 2016. Depois disso, comece a observar e veja quantos municípios e estados farão o mesmo.

Portanto, antes de "verborragir" falas infundadas, lembre-se: professor estuda, lê, tem memória e sabe quem, de fato, o valoriza.

Ahhh, aproveita e dá uma olhada nessas manchetes.

Se sente prazer em ficar torcendo contra, um conselho: melhore!