A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto, Rio de Janeiro e, agora São Paulo, se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
Depois o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba. Bahia e Pernambuco fazem um carnaval diferente e, com certeza, são os carnavais melhores e mais bonitos do mundo.
Em Pernambuco, destaco o melhor carnaval de frevo do planeta, a começar pelo Recife, com seus enormes desfiles. Em Olinda, os mascarados desfilam nas suas longínquas ladeiras.
Subindo para o interior do Estado, passo logo por Bezerros, que se destaca com seus belos mascarados. De lá para Arcoverde, carnaval que me encanta em organização e mistura de frevo e samba. Daí para minha querida Sertânia, onde dezenas de blocos se juntam diariamente para mostrar o que sabem fazer de carnaval. Afogados da Ingazeira, dentre os grandes desfiles, estão os organizados pela Prefeitura e o "Tô na Folia", do meu compadre Totonho Valadares, onde estarei na segunda feira, mascarado de Leão. Da cidade onde não sou votado, mas não perco, todos os anos, os desfiles dos caretas, minha querida Triunfo, vou participar do belíssimo carnaval de Salgueiro, desfilando na bicharada do Mestre Jaime, coisa que faço a tempo superior a minha idade. Lembro-me que em 1968, quando cheguei a Salgueiro, o Mestre Jaime já desfilava com a sua bicharada e, eu não sabia. Num sábado de carnaval, à tarde, descia da Bomba, embalado na minha nova bicicleta, uma monarck, ao dobrar a ladeira de Veremundo, com Gennedy, meu primogênito, de apenas um ano, na garupa, fui de frente com a Bicharada do Mestre Jaime.
A bicicleta, transporte do qual me orgulhava, ficou nas pernas da bicharada, com Gennedy preso à sua cela especial e eu desci até o Pitú Bar, rolando pelo chão. Depois desse dia, nunca mais perdi um desfile dessa maravilhosa bicharada do Mestre Jaime, em Salgueiro. Outra cidade que brinco o carnaval, em Pernambuco, é Trindade, um grande carnaval na região do Araripe. Sem poder neste pequeno artigo que escrevo, como folião e jornalista, citar os demais municípios pernambucanos que também fazem o seu lindo e maravilhoso carnaval, porque já estou fantasiado para começar a maratona, desejo a todos os carnavalescos de Pernambuco e do Planeta, neste carnaval de 2016 e nos que virão, a modernidade de desfiles e fantasias, como foi estudado e montado na sua criação, pela sociedade carnavalesca do mundo. Com cuidado, precaução, paz e alegria, vamos até a quarta feira de cinzas.
Gonzaga Patriota
Ascom Dep. Gonzaga Patriota
0 comentários