O projeto de irrigação de Maniçoba (Perímetro Irrigado), localizado em Juazeiro (BA), começou a receber o sistema de bombas flutuantes adquirido com verbas liberadas pelo Governo Federal para o Ministério da Integração, da ordem de R$ 1,8 milhão, com execução da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A ação tem o objetivo de assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do rio São Francisco a partir do reservatório de Sobradinho.
Com a instalação das motobombas flutuantes, a Codevasf irá captar água para ser rebombeada para a estação de bombeamento principal do Perímetro Maniçoba, garantindo assim o abastecimento dos irrigantes. Nesta semana, técnicos da Codevasf acompanharam representantes do Distrito de Irrigação de Maniçoba em visita às obras de implantação de flutuantes. No local, foram montados painéis elétricos, cubículos e o transformador - que formam a Subestação Elétrica responsável pela alimentação dos conjuntos de motobombas, que irão captar a água a uma vazão máxima de 9.000 m³/h.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Hailton, afirmou que os técnicos da empresa já começaram os trabalhos. “Dentro em breve tudo estará funcionando e assim conseguiremos proporcionar maior segurança hídrica e, consequentemente, dar mais tranquilidade aos nossos agricultores quanto a manutenção do fornecimento de água”, disse o superintendente.
A 6ª Superintendência Regional da Codevasf Juazeiro também destinará outros dois sistemas – um para o perímetro irrigado de Curaçá (Estação de Bombeamento nº 2) e outro para Pedra Branca (EB principal). A previsão para o início da instalação é na próxima semana em Curaçá e, para até a primeira quinzena de fevereiro, em Pedra Branca. Os dois estão orçados em R$ 1,8 milhão. A expectativa é de que até final de fevereiro tudo esteja funcionando.
Verbas Federais garantem água para projetos de irrigação
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, está investindo recursos da ordem de 38 milhões de reais na execução dos serviços relativos à complementação de sistemas de captação de água para os Perímetros de Irrigação de Maniçoba, Curaçá e Pedra Branca, na Bahia; Senador Nilo Coelho, Fulgêncio, Brígida, Icó-Mandantes e Manga de Baixo, em Pernambuco; Betume, Cotinguiba-Pindoba e Propriá, em Sergipe; e Itiúba, em Alagoas.
Ascom Codevasf Foto Divulgação
2 comentários
02 de Feb / 2016 às 14h27
Por que somente muito depois, de terem colocado o flutuante do projeto senador Nilo Coelho e só agora, quando já passou o problema é que vem colocar esses flutuantes, qual o problema da Codevasf com a Bahia, com o povo de Juazeiro? Vocês tem algum richa, alguma raiva com o povo daqui?
02 de Feb / 2016 às 22h55
Rapaz não percebeu ainda que tudo que é de bom que vem para o Vale fica em petrolina, Juazeiro não se posiciona como deve, o povo deve fazer pressão, pois os politicos eleitos e que outrora foram eleitos e agora estão querendo se reeleger, nunca moveram uma palha para colocar Juazeiro no seu devido lugar! Juazeiro conquista algumas coisas, mas a fama maior fica na cidade do lado, separação desse ride é uma necessidade, a criação de um ride com Juazeiro, Sr. do Bonfim, Paulo Afonso, Jacobina e Euclides da Cunha e regiões, é o futuro que levar estas cidades ao futuro, caso contrário...