A presidente Dilma Rousseff disse, hoje (27), que não há provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 22ª fase da Operação Lava Jato e criticou as "insinuações" contidas nos vazamentos da investigação. Dilma ficou irritada quando foi questionada se a Lava Jato estava se aproximando de Lula e disse que, "ao contrário do mundo medieval", o ônus da prova cabe a quem acusa.
Ao ser questionada se o ex-presidente seria o alvo da Polícia Federal, Dilma fechou o semblante. "Eu me recuso a responder pergunta desse tipo porque se levantam acusações, insinuações e não me dizem por que, quando, como, onde e a troco do quê", disse ela em Quito, logo após discursar em um retiro com chefes de Estado e de governo que participam da IV Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Dilma disse achar "extremante incorreto" esse tipo de vazamento das investigações e citou até os ideais da Revolução Francesa para dizer que o ônus da prova cabe a quem acusa. "Se alguém falasse a respeito de qualquer um de nós aqui, que a nova fase da Lava Jato levanta suspeitas sobre você, e você não soubesse do que é suspeita, como é que é suspeita e de onde vem a suspeita, você não acharia extremamente incorreto, do ponto de vista do respeito?", perguntou ela. "Quem prova - acho que foi a partir da Revolução Francesa, se não me engano, foi com Napoleão - a culpabilidade, ao contrário do mundo medieval, o ônus da prova é de quem acusa."
Para a presidente, o inquérito e as investigações existem para apurar os fatos, e não para vazar informações ainda sob análise. "Antes como você provava? Eu dizia que você era culpado e você lutava comigo. Se você perdesse, você era culpado. Então, houve um grande avanço no mundo civilizado a partir de todas as lutas democráticas."
A reportagem perguntou a Dilma se a Lava Jato atrapalhava a economia. "Não, querida, eu não vou responder. Sinto muito. O FMI acha. Eu acho que vocês devem perguntar ao FMI", respondeu a presidente, numa referência ao relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na última sexta-feira, Dilma disse ter ficado "estarrecida" com o documento, que apontou a duração da instabilidade política e a continuidade das investigações da Lava Jato como causas da crise econômica brasileira.
Fonte: Estadão
11 comentários
27 de Jan / 2016 às 20h43
Extremamente mal educada, grossa mesmo. É o desespero. Mesmo querendo trocar alguns cargos dentro da PF para abafar a Lava Jato, as investigações estão chegando no Poderoso Chefão, no Al Capone do PT, e levará essa Senhora junto. Há magistrados que não sucumbem aos corruPTos. Até na China se sabe que vivemos numa ClePTocracia.
27 de Jan / 2016 às 20h53
Lula parece esquecer que após 13 anos no poder, seu partido e seus defensores estão constrangidos a se medirem com a régua que usavam para aferir seus adversários. E não conseguem ser muito otimistas. É uma linha de defesa que lembra o Tavares, aquele personagem 171 criado por Chico Anísio: "Sou, mas quem não é?".
27 de Jan / 2016 às 22h02
Esses socialistas de hoje só querem saber das delícias do capitalismo. O BRAHMA que se cuide porque já já o juizão Sergio Moro vai botar o dono do triplex de luxo pra tomar banho de água fria e cagar no buraco lá numa cela da cadeia de Curitiba.
28 de Jan / 2016 às 01h07
Quando crianca,nao podia votar mas pedia aos adultos de minha familia que votassem em lula. Tinha o sonho inocente de um dia ver o PT no governo;imaginava o quanto o Brasil seria diferente quanto a esquerda, em sua mais pura essencia, assumisse as rédeas da nacao.quando entao pude votar, o fazia com enorme alegria e grande foi a minha felicidade quando de fato LULA venceu as eleicoes. Hoje me sinto culpado por ter contribuido com toda esta desgraca que contamina o país. Talvez nao agora, pois nao acredito que todas estas investigacoes resultem em prisoes de fato, logo logo a populacao se dará por esquecida, mas acredito que o tempo fará a justica de que tanto almejoe que os livros do futuro contaraõ o quanto perdemos neste presente sombrio e nefasto.
28 de Jan / 2016 às 05h19
Se não manifestarmos apoio ao Juiz Sérgio Moro que vem varrendo aqueles RATOS que integraram e integram o governo, além de contrairmos leptospirose a gente vai continuar pagando a conta exorbitante da incompetência e da irresponsabilidade do PT.
28 de Jan / 2016 às 05h28
ESTOU CERTO QUE ESTE SANTO QUE ATENDE POR LULA ESTÁ BEM DISTANTE DA CANONIZAÇÃO.
28 de Jan / 2016 às 05h32
Num País sério esse Señior já teria sido preso. Num País sério, ninguém se torna multimilionário por governá-lo.
28 de Jan / 2016 às 06h15
Certamente o material que o Juiz Sérgio Moro dispõe contra este clePTomaníaco é abundante. Qualquer hora dessas assistiremos sua prisão e de quantos sejam seus coniventes. Queremos de volta este Brasil que eles entenderam que era deles!...
28 de Jan / 2016 às 06h16
Certamente o material que o Juiz Sérgio Moro dispõe contra este clePTomaníaco é abundante. Qualquer hora dessas assistiremos sua prisão e de quantos sejam seus coniventes. Queremos de volta este Brasil que eles entenderam que era deles!...
28 de Jan / 2016 às 06h37
Alguém tem que prender Ali Babá e seus mais de 40 ladrões; alguém tem que destituir o paraíso das maravilhas de Alice. Até a meia dúzia de discípulos desta dupla está na expectativa disto. Avante, meu Brasil!!!
28 de Jan / 2016 às 11h13
REBANHO DE BANDIDOS,MEM DEIXE VIU.