O SISTEMA POLÍTICO DE SENTO-SÉ TEM “MALTRATADO”, DEMAIS, ÀS PESSOAS!

De tanto ser alimentado, inclusive, pelos cidadãos comuns, o Sistema Político – o Modelo de Organização Social, com práticas políticas sociais e institucionais viciadas e ilegais, apresenta sintomas negativos, prejudiciais à vida atual e com poder de atrapalhar, inevitavelmente, ao futuro municipal!... Esse é o custo lamentável, por a Prefeitura não ter sido vista, historicamente, como uma Empresa Pública, criada para prestar serviços à Sociedade Municipal!

Ao longo dos tempos, a população, foi exercitada a não entender de direitos, nem de deveres, muito menos da sua importância e poder individual como agentes da construção da sua realidade de vida!... O CLIENTELISMO, o PATERNALISMO, estimulou o individualismo e ao egoísmo, na busca de “vantagem pessoal”, de qualquer forma e jeito - estimulando o desvio das funções do dinheiro público, das instituições e dos cargos Eletivos de Prefeito/a Vereador/a - num universo de relações políticas e sociais, muito deturpadas, e que, empobrece, adoece, mutila, desmoraliza, apequena e até mata criaturas humanas!

Não é preciso ser Cientista Político para observar e analisar uma realidade de CAOS, que massacra e denuncia uma condição social municipal de absoluto tormento: a água da torneira é imprópria para o consumo humano; os espaços urbanos, da sede e interior, são muito precários; as estradas de chão têm andado em condições muito ruins; os espaços físicos das escolas são inadequados; o Sistema Educacional impróprio ao aprendizado; o Sistema de Saúde ineficiente/precaríssimo; os prédios públicos municipais inapropriados e estragados; a Limpeza Pública decadente; a Iluminação Pública ineficiente; as Instituições Públicas, todas “inoperantes”; a Cultura largada; e, a “Dívida do município com a União”, apenas referente ao INSS, PASEP e PRECATÓRIOS, já é de R$ 42.433.784,85 (quarenta e dois milhões, quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e oitenta e quatro reais e oitenta e cinco centavos) – a informação é do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, em 11 de dezembro de 2014 – dívida essa, que pode ser considerada das pessoas de Sento-Sé!... Isso resume uma situação propícia à reflexão, preocupação e compromisso dos homens e das mulheres com as Políticas Públicas, com o Interesse Social Coletivo, mesmo que seja apenas da maioria simples da população!

Em pleno Século XXI, já no ano 2014, o Parecer Prévio do TCM – Processo nº 09270-14 sobre as contas da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, referente ao exercício de 2013, acusa a Prefeitura Municipal de apresentar altos valores, sem as devidas e necessárias justificativas do uso do dinheiro público.

Os Setores de Ação do Governo Municipal já estão identificados: Administração – o funcionamento do governo; a Saúde Pública; a Educação, Esportes e Cultura; a Ação Social; o Desenvolvimento Econômico (...), o Turismo; o Meio Ambiente; Obras e Serviços Públicos; a Segurança Pública Patrimonial; a Procuradoria Municipal; Transportes e Estradas Municipais; a Comunicação e Eletrificação Rural; e a autarquia SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Tenho uma preocupação com o poder que o Sistema Político, tem de criar dificuldades, que é muito maior do à alegria de uma suposta expectativa e/ou até mesmo “certeza” de uma suposta vitória eleitoral!... Não faço, aqui, qualquer crítica pessoal, e, que possa ser considerada, qualquer, exceção, que se possa imaginar!

Laurenço Aguiar – Cidadão Comum.