Na manhã desta terça-feira, 19, aconteceu a reunião das forças de segurança que irão atuar no Carnaval de Juazeiro 2016. O evento foi realizado no Grande Hotel e reuniu representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, da Capitania dos Portos, da Guarda Municipal, da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), do CREA, além dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O prefeito Isaac Carvalho recepcionou o Comandante-Geral da PM Bahia, Cel Anselmo Brandão, que antes já havia participado da solenidade de entrega de novas viaturas da Rondesp em Juazeiro e aproveitou a oportunidade para também apresentar o Plano de Segurança do Carnaval antecipado da cidade. “Não somos calouros em carnavais. Temos experiência e a cada ano inovamos com ações diferenciadas que ajudam a proporcionar um evento pautado pela paz”, disse o Corenel Anselmo na abertura.
O Comandante ressaltou ainda que este ano a folia juazeirense contará com o apoio da Tropa da Cavalaria para atuar na dispersão do evento e nas ruas de acesso ao terminal de ônibus. “A meta é ampliar ainda mais as nossas ações preventivas para que o folião ordeiro possa ter a sensação de maior segurança e poder brincar a festa em paz”, finalizou.
Estiveram presentes prestigiando o evento, o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), o procurador do Município, Eduardo Fernandes, o vereador Agnaldo Meira, os secretários Pedro Alcântara (Relações Institucionais), Paulo Bomfim (Governo), Lindsai Amaral (Desenvolvimento Social), Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico) e Donizete Menezes (Cultura).
Ao todo serão 1.182 policiais militares que irão atuar na festa e este efetivo contará com a volta da CEPAC, além da ampliação das ações da Rondesp. No percurso do carnaval haverá 26 postos elevados e as ações contarão com o Serviço de Inteligência da PM, como também detectores de metal nos pontos de abordagem. O Comandante do Policiamento Regional Norte, Cel Alfredo Nascimento, informou que o patrulhamento ordinário em toda a cidade será dobrado com as novas viaturas da Rondesp.
“Teremos um grande efetivo trabalhando no carnaval e também dando apoio ao policiamento rotineiro em todos os bairros. Iremos atuar de forma preventiva para que somente tenha acesso ao circuito os foliões que realmente estão querendo apenas brincar com alegria. Quem estiver com o intuito de cometer crimes não terá vez e nem espaço na folia”, alertou o Coronel.]
Após a apresentação do Plano da PM os demais órgãos de segurança também informaram sobre suas ações no carnaval. Representando as outras instituições, falaram o Major Tarcísio, comandante do Corpo de Bombeiros em Juazeiro, a delegada Regional Adjunta da Polícia Civil, Licelma Bonfim, o inspetor da Policia Rodoviária Federal, Paulo Lima, o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Fábio Assis, o coordenador do Conselho Tutelar, Charles Vargas, e o coordenador do Carnaval, Samuel Morais.
“Estamos nos preparativos finais para realizarmos mais uma edição do Carnaval que tem tudo para repetir o sucesso dos anos anteriores. E essa parceria com os órgãos de segurança nos dá uma certeza de que não faltará empenho de todos os envolvidos para proporcionar aos foliões uma festa muito bonita e, principalmente, de muita paz e tranqüilidade”, avaliou o coordenador Samuel.
Luiz Hélio/Ascom-PMJ
2 comentários
19 de Jan / 2016 às 21h58
Geraldo, gente boa, com muito respeito ao Comandante de Policia Militar Baiana, Juazeirense, muito bom, claro, agora vamos encarar de frente a terrivel e caotica situação da Segurança Publica, nas viaturas e ostensivamente a PÉ..se vê..as Praças, apresentar um plano de segurança para o Carnaval de Juazeiro...residendo a distância...cercado de um batalhão de PM a disposição? Durma Geraldo José, com esse barulho....Governador RUI COSTA, com a palavra.
19 de Jan / 2016 às 22h39
Que Deus abrande os corações de todos e que possamos ter uma festa de muita paz!