O Projeto de Lei (PL nº 6.569/13) que trata da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi tema de mais uma Audiência Pública. Dessa vez o debate aconteceu em Petrolina atendendo uma solicitação do vereador Adalberto Bruno Filho (PSL).
"O rio São Francisco morrendo, todos nós vamos morrer. Dependemos totalmente dele e essa transposição será um dos maiores feitos para a revitalização do Velho Chico e, para que isso aconteça, precisamos ter a opinião pública ao nosso lado pressionando o Governo Federal para que esse Projeto vire realidade. Por isso, essa audiência é importante para explicar detalhadamente os passos do Projeto de interligação da bacia do rio Tocantins com o rio São Francisco", revelou o vereador Adalberto Bruno Filho.
O vereador ainda afirmou que "se esse projeto já tivesse sido feito no momento que ele foi proposto, o rio não estaria nessa situação".
Gonzaga Patriota informou que a ideia do referido Projeto foi apresentada à Câmara, pela primeira vez, em 1987 – mas foi engavetado. Em 1995, a proposta chegou a receber pareceres favoráveis das Comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça e em 2000, foi entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do São Francisco, Marcondes Gadelha (PFL/PB) – quando novamente parou de tramitar. E no mês de setembro do ano passado, o parlamentar voltou a apresentar o mesmo texto, agora sob a numeração de Projeto de Lei nº 6.569, de 2013, na esperança de que a ele fosse dada a atenção que o grave assunto merece.
As obras, segundo Gonzaga Patriota, durariam no máximo um ano e meio e dependem da boa vontade do Governo Federal. Conforme ele, o grande problema hoje do Velho Chico é receber água. "Só existe um lugar que tem água abundante para levar água para o rio São Francisco, que é o rio Tocantins com 12 vezes mais água do que o São Francisco", disse.
O socialista defendeu que as obras sejam realizadas pelo batalhão de engenharia do Exército Brasileiro e informou que a Comissão de Orçamento aprovou, em 2015, a emenda do deputado Raimundo Gomes de Mato (PSDB/CE) para a inclusão do Plano Plurianual (PPA) no valor de R$ 600 milhões de reais para a interligação das bacias do rio Tocantins com o rio São Francisco.
Marivaldo João da Silva, presidente do Bairro São Joaquim, acredita que o Projeto do deputado federal Gonzaga Patriota é o único caminho para salvar o rio São Francisco.
"Esse projeto é a única salvação para o rio São Francisco e para a população que depende dele. Se ele secar a gente morre também, espero que esse projeto saia do papel o mais rápido possível, antes que seja tarde demais", avaliou.
Ascom/Gonzaga Patriota
2 comentários
15 de Jan / 2016 às 18h47
E a operação vidas secas deputado? cadê sua transparência? Tem que falar a verdade deputado, o senhor não deveria esconder a corrupção nas obras de transposição, seja honesto com o povo.
16 de Jan / 2016 às 10h53
Cadê a área de comunicação do exercícito de Petrolina, o 72BI, só publica encontro sociais da caserna? Começaram a transposição, depois vieram os políticos e as empreteiras, agora vem a operação "Vidas Secas" da policia federal, desvios de mais de 200 milhões de reais. Essas pessoas querem fazer essa obra para a sociedade? para o povo? Lógico que não, se estão desviando dinheiro público na construção da obra, imagina se a água irá beneficiar o povo brasileiro? Tá na cara que não. Cadê a opinião do exercícito sobre a operação "vidas secas"?