No mês de dezembro o projeto Abelha Viva, desenvolvido através da iniciativa da voluntária Lícia Regina Lopes em conjunto com apicultores, Corpo de Bombeiros, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e outras organizações, foi premiado em um evento da empresa Natura em São Paulo.
Representando toda a Bahia, o projeto conquistou o primeiro lugar do edital Movimento Natura como referência de iniciativa social e socioambiental. A premiação foi o valor de R$ 15 mil, que será investido em ações do projeto, e mais um curso na área de programa e formação de projeto social.
A voluntária Lícia Regina participou do programa Geraldo José desta segunda-feira (11) e comemorou a premiação. “Com esse prêmio se consolida ainda mais o projeto. O curso servirá de parâmetro para alavancar o projeto e conquistarmos outros lugares”, disse.
Lícia Regina também comentou sobre as experiências adquiridas com a realização do projeto. “Na Bahia apenas o nosso projeto foi campeão. A princípio eu pensei que era apenas a captura de abelhas. Hoje eu penso que não é só isso e que precisamos informar mais a população sobre a importância que esses insetos tem para a biodiversidade e para a vida no planeta. Precisamos garantir a preservação dessas espécies. Não conhecia nada das abelhas. Quem me dá esse suporte de conhecimento é o professor Osmã e os apicultores”, relatou.
A conquista do prêmio, segundo o professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Osmã Teles, irá trazer novos desafios para o projeto Abelha Viva. “Com o reconhecimento do projeto temos o objetivo de atrair mais voluntários através de uma capacitação que iremos promover”, disse.
A entrevista também contou com a participação do apicultor José Ferreira que destacou a probabilidade do aumento de incidência de abelhas na zona urbana no período chuvoso. “Por conta das chuvas vai aumentar a florada na caatinga e vai faltar espaço para as abelhas se alojarem. Com isso vai começar o período migratório. A probabilidade das abelhas virem para a zona urbana é alta”, pontuou.
O Major Tarcísio do Corpo de Bombeiros de Juazeiro destacou a importância do projeto Abelha Viva quanto a preservação das espécies. “Lícia tomou conhecimento que a ação do Corpo de Bombeiro, a princípio, seria exterminar um enxame. Mas ela percebeu essa situação de não mais se exterminar abelhas e sim capturá-las. Mesmo sendo bombeiro, tomamos a conveniência de só exterminar um enxame somente em extrema necessidade", salientou.
Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
8 comentários
12 de Jan / 2016 às 09h17
Parabéns prof. Osmã, grande profissional. Parabéns pela UNEB PELA VALIOSA CONTRIBUIÇÃO DADA A SOCIEDADE, por formar profissionais de grandes conhecimentos agronômicos!
12 de Jan / 2016 às 10h04
Parabéns pelo projeto Abelha Rainha.
12 de Jan / 2016 às 14h14
Parabéns para toda essa equipe que estão promovendo uma reeducação na abordagem sustentável com as abelhas!
12 de Jan / 2016 às 15h55
Eu, Ailton Batista, Líder comunitário quero parabenizar a voluntária Lícia Regina por esse projeto tão importante para nossa região.
12 de Jan / 2016 às 18h45
VALOROSO E ADMIRÁVEL TRABALHO... EM LETRAS MAIÚSCULAS MESMO...!!!
12 de Jan / 2016 às 21h01
Este projeto estar sedimentado na sustentabilidade e atua na vertente ambiental e social. Destacando a preservação das espécies, a biodiversidade, o bioma caatinga Bem como, a importância da informação , da educação , do fortalecimento da organização dos apicultores é uma diversidade de ações positivas. Um olhar de transversalidade. Norma
13 de Jan / 2016 às 09h34
Agradecemos a todos pelo valoroso apoio a iniciativa Abelha Viva. Em breve estaremos disponibilizando informativo sobre a importância das abelhas para a biodiversidade, orientação sobre o que não deve ser feito ao localizar um enxame de abelhas a fim de evitar ataque, ligar para 193 - Bombeiros que direcionará o contato do apicultor.
13 de Jan / 2016 às 10h09
Um projeto que se tornou um belo e importante empreendimento para a preservação das abelhas, e porque não dizer para preservação de todo sistema ambiental. Parabéns Licia e parceiros