Com fortes chuvas em Minas Gerais, aumenta expectativa para aumento do nível do Rio São Francisco em Juazeiro e Petrolina

O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, os últimos dias foram de muita chuva em todo o estado. Para além das ocorrências registradas esta semana em várias cidades mineiras, a estação das chuvas, que começou em setembro de 2024  deve prosseguir até março 2025.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram já algumas cidades com cheias do Rio São Francisco. Segundo a Defesa Civil Municipal, as chuvas na cidade de Mantena, em Minas Gerais, contribuem para a elevação do nível do Rio São Francisco, que já transbordou, alagando ruas.

A expectativa é que essas chuvas em Minas Gerais vai beneficiar índices de volume do Rio São Francisco na região de Juazeiro e Petrolina.

Especialistas ouvidos pela REDEGN, afirmam que a maior parte da água que aumenta a vazão do Rio São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. A enchente no Rio das Velhas é provocada, sobretudo, pelos temporais registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pois no afluente do Rio São Francisco deságuam o Ribeirão Arrudas e o Ribeirão Onça, que cortam a capital. O Rio das Velhas nasce no município de Ouro Preto e percorre 51 municípios até desaguar no Rio São Francisco, no distrito de Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma, abaixo de Pirapora.

Para a região banhada pelo rio, na região oeste, os municípios de Malhada e Carinhanha são os primeiros a receberem as águas do São Francisco em território baiano.

redegn Foto Ney Vital arquivo redegn Ney Vital