Leitor denuncia superlotação do Hospital Regional de Juazeiro

Leitor da Rede GN, que pede para não ser identificado denuncia que a unidade hospitalar encontra-se superlotada em razão de demanda de pacientes.

O leitor solicita um diagnóstico do Ministério Público, Central de Regulação, Secretaria de Saúde e SAMU a atual realidade da unidade.

O Hospital Regional de Juazeiro compõe a rede PE-BA (Pernambuco/Bahia) e atende mais de 50 municípios. No último mês de novembro foi inaugurada uma nova estrutura de Unidades de Terapia Intensivas UTIs com 176 leitos, complexo hospitalar vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

O Governo da Bahia destacou que a nova estrutura garante que dos 176 novos leitos, 30 são de obstetrícia; 10 da Unidade de Cuidados Intermediário Convencional (Ucinco); 5 da Unidade de Cuidados Intermediário Canguru (Ucinca); 10 de UTI Neonatal; 10 de UTI Pediátrica; e 21 leitos de Clínica Pediátrica. Os outros 90 leitos são para pacientes adultos, clínico e cirúrgico, sendo 8 para atender pacientes da área da saúde mental. No mesmo prédio, duas salas são destinadas à cirurgia obstétrica com dois quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto).

A inauguração dos novos leitosa ampliou o atendimento de emergência e tratamento de doenças vasculares no HRJ - complexo hospitalar que já é referência na região em tratamentos oncológicos e no atendimento de urgência e emergência para 53 municípios do Norte da Bahia.

Também no mês de novembro A Secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, em entrevista concedida ao radialista Geraldo José, na Rádio juazeiro/redeGN, garantiu que o trabalho para zerar filas de pacientes nos corredores do Hospital Regional de Juazeiro foi implementado e que neste momento já não existe filas nos corredores.

A declaração foi feita durante entrevista com presença do Governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito então eleito, Andrei Gonçalves.

A REDEGN solicitou na sexta-feira a assessoria de imprensa do Hospital Regional de Juazeiro uma nota explicando as denuncias. CONFIRA NOTA: O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) é a unidade de referência na assistência de média complexidade para 53 municípios da região. Além disso, é porta aberta para clínica médica e cirúrgica. 

Considerando esse contexto e a dinâmica da emergência, em alguns momentos do dia o fluxo de pacientes se intensifica. No entanto, o HRJ informa que a capacidade máxima de internação na unidade não foi atingida.

redegn Foto arquivo