A barragem de Sobradinho inicia o ano de 2025, com o volume útil previsto de 47,88% de sua capacidade. A REDEGN obteve a informação junto a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A vazão afluente (água que chega) 1550 (mil quinhentos e cinquenta metros cúbicos por segundo. A defluência-água que sai-prevista é de 950 metros cúbicos por segundo.
Detalhe: expectativas de fortes chuvas que os afluentes do Rio São Francisco devem receber de Minas Gerais, a vazão vai continuar subindo ainda na primeira quinzena de janeiro de 2025. A maior parte da água que aumenta a cheia do Rio São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas.
O Rio das Velhas, cujas nascentes estão localizadas dentro do Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, é o maior afluente em extensão da bacia do Rio São Francisco. Deságua no Velho Chico, na localidade de Barra do Guaicuí, município de Várzea da Palma. Em Minas Gerais, em decorrência dos volumes de água registrados nas últimas horas foi dado alerta, devido a previsão de novas chuvas na semana da virada do ano. O comunicado é válido até a próxima sexta-feira (3/1).
A Chesf alerta a população para a não ocupação de áreas ribeirinhas, especialmente na calha principal do rio, pelas condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização da geração para atendimento ao SIN.
redegn Foto Ney Vital arquivo redegn
0 comentários