Capitania Fluvial Juazeiro: Operação “Navegue Seguro 2025” segue até 15 de março

A Marinha do Brasil iniciou, na última sexta-feira (20), a Operação “Navegue Seguro 2025”, que substituirá a antiga Operação “Verão” até 15 de março de 2025.

O objetivo é reforçar a segurança da navegação e conscientizar condutores e usuários de embarcações sobre boas práticas, especialmente durante o período de maior movimento no litoral e em águas interiores.

Com o lema “Fique ligado, você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”, a operação orienta sobre a importância de seguir as normas da Autoridade Marítima, visando evitar acidentes e garantir momentos de lazer ou trabalho seguros.

Na última edição, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, a Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) abordou 688 embarcações, realizados 69 testes de etilômetro, emitiu 55 notificações e lavrou 21 autos de infração, além de apreender 4 embarcações. As principais infrações foram falta de habilitação, documentos vencidos, ausência de equipamentos de salvatagem, desrespeito ao limite de lotação e consumo de álcool.

Até o momento, em 2024, foram realizadas 120 abordagens, 15 notificações, 16 testes de etilômetro e uma apreensão. Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br

Além da fiscalização, a operação promove ações educativasem clubes náuticos, marinas e colônias de pescadores, destacando os “Dez Mandamentos da Segurança da Navegação”. A Marinha também incentiva o uso do aplicativo NAVSEG, que auxilia os condutores a monitorar trajetos e acessar informações sobre
navegação, reforçando seu compromisso com a segurança marítima e a preservação ambiental.

A Capitania Fluvial de Juazeiro informa que qualquer irregularidade observada na condução de uma embarcação pode ser denunciada por meio do telefone (74) 99976-5063, via aplicativo instantâneo de mensagem.

Os casos de emergências marítimas e fluviais podem ser informados por meio dos números 185 e (74) 3211-8800, também
disponíveis 24h por dia.

Ascom Marinha do Brasil Foto Ney Vital arquivo redegn