Andrei Gonçalves reforça pedido de limpeza urgente de canais e riachos de Juazeiro, mas a gestão Suzana Ramos ainda não atendeu

Canal coberto Avenida Luiz Inácio Lula da Silva

Há dez dias, o prefeito diplomado, Andrei Gonçalves, encaminhou um ofício à atual gestora municipal, Suzana Ramos, solicitando a limpeza dos canais e riachos urbanos de Juazeiro. 


A ação, considerada emergencial, foi motivada pela previsão de chuvas intensas que geralmente ocorrem no período de novembro a janeiro, o que aumenta os riscos de inundações e afeta a segurança e saúde dos moradores.

Infelizmente, durante visita feita esta semana pela equipe de transição de Andrei foi constatado que os riachos e canais continuam tomados por mato e sujeira.  

O ofício de solicitação n° 003/2024, também foi enviado para o Ministério Público e permanece sem ser atendido pela atual gestão. 

A solicitação reflete a preocupação, do prefeito diplomado, com a segurança e bem-estar da população, especialmente das famílias  comunidades e que residem nas proximidades dos canais. A ausência de uma manutenção adequada dessas áreas pode gerar uma série de problemas, como alagamentos, proliferação de doenças e prejuízos materiais, colocando em risco a saúde e a qualidade de vida dos juazeirenses.

Riacho do Mulungu

Segundo Luciene Rodrigues, moradora do bairro Novo Encontro, os transtornos recorrentes enfrentados pela comunidade local são inúmeros. “A prefeitura já sabe os prejuízos que a gente vai ter e não fez nada ainda. Sempre que chove forte, os canais transbordam por causa da sujeira e alaga as ruas. A água suja entra nas casas e não conseguimos sair.  É horrível, porque além do lixo temos que lidar com o mau cheiro e o risco de doenças. É desesperador”, relatou a moradora.

De acordo com Luciene, o que revolta os moradores é porque a prefeitura espera a chuva chegar pra  aparecer aqui no bairro. “Esperamos que, desta vez, algo seja feito com antecedência pela gestão atual, para que possamos passar por esse período de chuvas com mais tranquilidade”, afirmou.

Andrei Gonçalves ressaltou que o pedido não se trata apenas de uma recomendação administrativa, mas de uma ação preventiva essencial para evitar uma possível calamidade pública. “Estamos falando da segurança de famílias inteiras que vivem no entorno dos canais e riachos. O governo atual precisa agir com responsabilidade e planejamento para garantir que essas pessoas não sejam expostas a situações extremas de risco”, finalizou.

As fotos dos canais feitas durante a visita da equipe de transição, demostram a falta de limpeza dos riachos e canais  Mulungu, Macarrão, João Freitas, Malhada e o canal coberto da Avenida Luiz Inácio Lula da Silva que está coberto por lixo. Confira as fotos.

Riacho João Freitas

 

Riacho Macarrão

Ascom