Dirigentes da Cooperativa de Produtores Rurais de Manga de Maniçoba (Cooperman), acompanhados do gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, e do consultor e agente de mercado Leonardo Costa, foram recebidos, na terça-feira (17), na sede da empresa Grand Valle Importadora e Exportadora Ltda, em Santana do Sobrado, município de Casa Nova, norte da Bahia.
O encontro celebrou os resultados da parceria que rendeu, ao longo do ano, a comercialização de 190 toneladas de manga das variedades palmer, tomy, kent e keit para o mercado nacional.
Esses números foram alcançados através do Programa Agente de Mercado, criado pelo Sebrae. A Cooperman tem o apoio do Distrito Industrial de Maniçoba (DIM).
Otimista, o grupo trabalha com a expectativa para o próximo ano de algo em torno de um milhão de toneladas comercializadas. Para chegar a esse patamar, o efeito positivo tanto do resultado financeiro alcançado, quanto da solidez da parceria em si, servirá para atrair novos cooperados e com isso aumentar a oferta de mangas, o que vai gerar mais vendas.
O acordo comercial, iniciado no primeiro semestre deste ano, quando foram vendidas 25 toneladas de manga da variedade palmer, cresceu e se consolida cada vez mais através de objetivos comuns de uma parceria que veio para ficar, através de um trabalho convergente para as melhores práticas.
Cristiano Borges, presidente da Cooperman, acompanhado do produtor Djalma Alves dos Santos, avalia como altamente produtivo o encontro com os dirigentes da Grand Valle, encaminhado pelo Sebrae. “Além da parceria comercial, a GrandValle tem participação importante na qualificação dos cooperados, o que influencia diretamente na questão socioeconômica da região. Existe ainda a colaboração na troca de informações, conhecimentos e tecnologias que estão longe do alcance do pequeno produtor que fica isolado dos grandes centros. Tudo isso nos leva a acreditar em números mais generosos no futuro”, destaca o presidente.
Ilvison Lima, gerente de captação da Grand Valle, elogiou o trabalho desenvolvido pela cooperativa que, em pouco tempo, se destaca no mercado da região. “Com o apoio do Sebrae, a Cooperman caminha a passos largos para a consolidação dos seus objetivos. Essa ponte favorece o crescimento e dá credibilidade às ações dos produtores que integram a cooperativa e orgulham a todos nós que fazemos a GrandValle”, pontua Lima.
A diretor executiva Lara Secchi, líder de uma empresa há 43 anos no mercado produzindo e comercializando para os mercados internos e externos, considera a iniciativa histórica no Vale do São Francisco. “Posso afirmar que essa é a primeira cooperativa de produtores de manga da nossa região que tem logrado êxito, sabendo usar os apoios, conhecimentos dos parceiros e incentivos governamentais, e valorizando a transparência nas negociações. Nós ficamos satisfeitos ao constatar que nossa parceria é uma rede que se fortalece e promove a organização entre os produtores que, unidos, ficam mais fortes para enfrentar as intempéries do mercado”, avalia a executiva.
O gerente regional do Sebrae, em Juazeiro, Carlos Cointeiro, considera revolucionária a iniciativa dos produtores rurais do Projeto Maniçoba, em formalizar a criação da cooperativa. “A Cooperman traz uma atitude inovadora, de grande maturidade, conscientização e comprometimento para esse importante segmento da nossa economia que é a fruticultura. E os resultados alcançados em pouco tempo de atividade, refletem o desempenho dos cooperados que, rapidamente, aprenderam as lições compartilhadas pelos parceiros GrandValle e o Sebrae em todo o processo produtivo e de comercialização.
Para Cointeiro, o exemplo da Cooperman serve de incentivo para outros produtores do Vale do São Francisco, que buscam o caminho para consolidar o seu trabalho de forma organizada, usando as melhores práticas comerciais. “Para isso contam com o apoio do Sebrae, incentivador desse processo, aperfeiçoando cada vez mais as relações para contribuir para o êxito dos pequenos empreendedores da área rural”, finaliza o gerente.
O encontro terminou com uma visita ao packing-house da empresa.
Carlos Humberto ASN/BA
0 comentários