Fim de ano movimenta vendas em Juazeiro e Petrolina

Lojistas de Juazeiro e Petrolina estão confiantes em relação às vendas neste fim de ano. Esse otimismo é confirmada, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para ela, o otimismo em relação aos próximos meses está motivando comerciantes a investirem mais na contratação de funcionários temporários.

O cenário é medido pelo Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Em novembro, ele alcançou 113,5 pontos, o que representa um aumento de 1,4% em relação a outubro e um avanço de 2,9% na comparação com novembro de 2023.

Após cinco meses de queda, o Icec teve um aumento em outubro de 0,1%. Em novembro, registrou-se a segunda alta consecutiva do índice.

“Final de ano sempre é um momento de perspectiva elevada para esse empresário, em razão da Black Friday e o Natal, datas muito intensas de venda no varejo brasileiro”, diz o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.

Os indicadores mostram que o aumento da confiança entre os empresários do comércio em novembro foi impulsionado especialmente por supermercados, farmácias e cosméticos, que apresentaram crescimento de 2,3%. Setores como vestuário, tecidos e calçados também acusaram avanço (1,2%), impulsionado pela alta demanda de fim de ano.

De acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina-  junto aos seus associados para as festividades de Natal e Ano Novo - há uma expectativa de crescimento médio nas vendas de 14% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados também mostram que, 70% das pessoas consultadas disseram que vão comprar ou seja: 7 a cada 10 pretendem presentear. Os produtos mais procurados são: roupas, calçados, acessórios, brinquedos, perfumaria e cosméticos.
 

redegn com informações cnc e CDL Foto Arquivo