Atentos às mudanças climáticas e aos riscos de desertificação com o desaparecimento gradual das plantas nativas da caatinga, um projeto desenvolvimento pela Universidade Federal do Vale do São Francisco -Univasf junto com o Sindicato da Agricultura Familiar – Sintraf Petrolina vai mudar o cenário atual. O Plantar Juntos vai cultivar cerca de 500 mil mudas florestais em duas unidades de conservação em Petrolina, Serra do Areal e Pontal.
O nome do Projeto traz a essência de seu objetivo principal “Reflorestando Unidades de Conservação para Promover a Sociobiodiversidade da Caatinga” e faz parte do Programa “Plantar Juntos”, do Governo de Pernambuco.
Trata-se da recuperação das áreas degradadas nas unidades de conservação da caatinga municipais, estaduais e federais, e em suas zonas de amortecimento, por meio de plantio e monitoramento de 500 mil mudas florestais nativas do bioma Caatinga, com o intuito de conservar a biodiversidade, garantir os serviços ecossistêmicos, contribuir na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, promover atmosfera mais saudável para a população do Estado de Pernambuco e promover ações socioprodutivas.
Na manhã desta segunda-feira (09), aconteceu uma reunião entre o Sintraf- Petrolina, com a presença da presidente, Isália Damacena e do advogado, Samuel Horário, cientistas da Univasf, como o assessor especial de gestão Bruno Cezar Silva, o Engenheiro Ambiental, Cairã Andrade, o Ecotecnista, Macio Fabrício Leite, a Engenheira Florestal, Jordânia Araujo e a vice-reitora da Universidade, Lucia Marisy para definição das ações do trabalho de reflorestamento, de conscientização e de educação ambiental junto às comunidades rurais contempladas com este Projeto.
A metodologia de restauração do solo e plantio de mais de 10 espécies nativas da caatinga na área, trará a oportunidade de o proprietário da terra aumentar sua atividade econômica e a potência produtiva da terra.
Programa Plantar Juntos
O Programa Plantar Juntos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade do Governo de Pernambuco que tem como objetivo ampliar a cobertura vegetal nativa de Pernambuco e melhorar a qualidade de vida da população por meio da preservação do meio ambiente. E conta com instituições parceiras em cada área de atuação, a exemplo da Univasf e do Sintraf em Petrolina.
Mônia Ramos – Jornalista Ascom
0 comentários