Pacientes da Pneumologia do HC recebem treinamento para realizar autoaplicação de medicamento

Já pensou não precisar mais se deslocar todos os meses ao Hospital das Clínicas da UFPE oriundo da sertaneja Petrolina (a 710 km do Recife), como a paciente Cledilma Araújo; ou de Ferreiros (a 110 km), como Severino Alexandre; ou de outras cidades do Estado e até da capital?

É o que acontecerá com os pacientes acompanhados pela Área Assistencial de Pneumologia do HC, que passaram por um treinamento para a autoaplicação da medicação imunobiológica injetável para o tratamento da asma grave de difícil controle.

O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na manhã da última quinta-feira (5), os seis primeiros pacientes receberam o certificado de aptidão para a realização da gestão do autocuidado. "Estou muito agradecida à equipe e feliz por lembrar que, no próximo mês, não vou mais precisar sair de casa de 1h30 da madrugada (para pegar o carro do TFD) e vir para o HC", contou Maria Lúcia Silva, moradora de Orobó, a 100 km do Recife, uma das certificadas.

A autonomia foi festejada também por José Cláudio da Silva, morador de Itambé, a cerca de 90 km da capital. "É uma maravilha poder agora aplicar essa medicação na minha casa e não precisar mais me deslocar para cá", disse.

A gestão do autocuidado é fruto de treinamento e orientação, mas além disso os pacientes recebem uma cartilha para relembrar as etapas e um calendário com as datas da aplicação. "A gente vem num processo de treinamento desses pacientes nos últimos quatro meses, habilitando-os para a realização da autoaplicação. E agora estamos liberando os primeiros. Temos, no momento, cerca de outros 30 que serão liberados conforme a avaliação da equipe. Esse é um processo contínuo de treinamento, observação e a posterior liberação para a gestão do autocuidado", comenta a enfermeira da Pneumologia, Andréa Andrade, que ministrou o treinamento, ao lado da também enfermeira Viterbina Araújo.

Andréa Andrade explica que, após a avaliação da médica Kamila Dias Ferreira, o paciente com quadro severo de asma, recebe o laudo de medicação especial (LME) para pegar a medicação, o mepolizumabe, na Farmácia do Estado. O medicamento é utilizado no tratamento da asma grave de difícil controle, rinussinusite crônica com polipose nasal (doença simultânea à asma) e para quadros de granulomatose eosinofílica com poliangeíte (GEPA), uma inflamação/vasculite sistêmica associada à asma grave.

Além da Pneumologia, todos os pacientes com asma grave do HC passam pela avaliação multidisciplinar das Áreas Assistenciais da Otorrinolaringologia e da Alergia e Imunologia para uma avaliação mais completa do quadro respiratório.

Sobre a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom