Já pensou não precisar mais se deslocar todos os meses ao Hospital das Clínicas da UFPE oriundo da sertaneja Petrolina (a 710 km do Recife), como a paciente Cledilma Araújo; ou de Ferreiros (a 110 km), como Severino Alexandre; ou de outras cidades do Estado e até da capital?
É o que acontecerá com os pacientes acompanhados pela Área Assistencial de Pneumologia do HC, que passaram por um treinamento para a autoaplicação da medicação imunobiológica injetável para o tratamento da asma grave de difícil controle.
O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na manhã da última quinta-feira (5), os seis primeiros pacientes receberam o certificado de aptidão para a realização da gestão do autocuidado. "Estou muito agradecida à equipe e feliz por lembrar que, no próximo mês, não vou mais precisar sair de casa de 1h30 da madrugada (para pegar o carro do TFD) e vir para o HC", contou Maria Lúcia Silva, moradora de Orobó, a 100 km do Recife, uma das certificadas.
A autonomia foi festejada também por José Cláudio da Silva, morador de Itambé, a cerca de 90 km da capital. "É uma maravilha poder agora aplicar essa medicação na minha casa e não precisar mais me deslocar para cá", disse.
A gestão do autocuidado é fruto de treinamento e orientação, mas além disso os pacientes recebem uma cartilha para relembrar as etapas e um calendário com as datas da aplicação. "A gente vem num processo de treinamento desses pacientes nos últimos quatro meses, habilitando-os para a realização da autoaplicação. E agora estamos liberando os primeiros. Temos, no momento, cerca de outros 30 que serão liberados conforme a avaliação da equipe. Esse é um processo contínuo de treinamento, observação e a posterior liberação para a gestão do autocuidado", comenta a enfermeira da Pneumologia, Andréa Andrade, que ministrou o treinamento, ao lado da também enfermeira Viterbina Araújo.
Andréa Andrade explica que, após a avaliação da médica Kamila Dias Ferreira, o paciente com quadro severo de asma, recebe o laudo de medicação especial (LME) para pegar a medicação, o mepolizumabe, na Farmácia do Estado. O medicamento é utilizado no tratamento da asma grave de difícil controle, rinussinusite crônica com polipose nasal (doença simultânea à asma) e para quadros de granulomatose eosinofílica com poliangeíte (GEPA), uma inflamação/vasculite sistêmica associada à asma grave.
Além da Pneumologia, todos os pacientes com asma grave do HC passam pela avaliação multidisciplinar das Áreas Assistenciais da Otorrinolaringologia e da Alergia e Imunologia para uma avaliação mais completa do quadro respiratório.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom
0 comentários