“A Educação Museológica: diálogos culturais entre universidade, museu e escola a partir do acervo do Museu do Sertão de Petrolina-PE” é a nova exposição realizada em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra utiliza fotografias e textos para destacar a importância dos museus na criação de uma identidade cultural e no fortalecimento do diálogo entre museu, escola e universidade. A abertura da exposição ocorreu na última segunda-feira (11) e ela estará disponível para visitação durante todo o mês de novembro no hall da Reitoria da Univasf.
Desenvolvida pelos discentes do curso de Artes Visuais da Univasf Ana Fabrícia Rodrigues Silva, Isaac Alves e Anthony Rafaell Freire, a exposição tem como objetivo promover as relações necessárias entre museus e instituições de ensino, valorizando a cultura e a arte. A mostra apresenta parte de uma pesquisa sobre educação museológica e preservação de acervos, arquivos e reservas técnicas. Além disso, busca destacar a relevância dos museus na construção de identidades nacionais e regionais, incorporando uma perspectiva crítica decolonial, de modo a garantir representatividade para as populações de comunidades tradicionais nesse espaço.
Segundo a docente do Colegiado de Artes Visuais da Univasf e orientadora da pesquisa, Flora Romanelli Assumpção, a exposição possui um caráter didático-pedagógico, abordando a função social, cultural e histórica dos museus. “É importante dialogar com os estudantes das escolas e da universidade sobre a necessidade de criarmos museus em diversos campos do conhecimento, com equipes de profissionais e espaços adequados para seus acervos e exposições. Além disso, é fundamental sugerirmos ao Museu do Sertão uma abordagem crítica de seu próprio acervo, atualizando-o para representar a diversidade das populações que vivem na região”, comenta a docente.
A exposição faz parte do projeto de pesquisa “Museu do Sertão e a Educação Museológica”, coordenado pela pesquisadora Bárbara Pontes de Assis. Além da docente do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Flora Assumpção, o projeto conta com a orientação de docentes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o projeto conta com cinco bolsistas, incluindo a discente da Univasf Ana Fabrícia Rodrigues Silva, e tem o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Petrolina.
Mais informações sobre a exposição podem ser adquiridas pelo Instagram da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Univasf.
Portal Univasf
0 comentários