Dia Nacional dos Ostomizados: UPAE Garanhuns garante acompanhamento para pacientes da Região

Desde 2021, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Professor Antônio Simão dos Santos Figueira (UPAE Garanhuns) oferece acompanhamento integral para pacientes ostomizados, ou seja, usuários que, geralmente devido a problemas sérios no sistema digestivo ou urinário, passaram por procedimentos para criar uma abertura artificial no corpo.

Essa abertura, chamada ostomia, permite a saída de fezes ou urina do corpo. 

Atualmente, a unidade acompanha mais de 80 pacientes no Programa de Ostomizados da UPAE Garanhuns. Além de consultas com a equipe multidisciplinar da unidade, que inclui médicos e outros profissionais de saúde, o serviço garante os exames para os pacientes acompanhados, assim como o fornecimento de bolsas de ostomia e materiais complementares.

"A dispensação desse material é mensal. Nosso objetivo é garantir que os usuários tenham tudo de que precisam para seu bem-estar até a próxima consulta. A ostomia, normalmente, ajuda o paciente a viver com mais conforto e segurança; por isso, temos fortalecido as ações junto aos nossos usuários para garantir um acolhimento mais humanizado", explicou a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE Garanhuns, Tayana Guerra. 

DIA DO OSTOMIZADO - Celebrado no dia 16 de novembro, o Dia Nacional dos Ostomizados contará com uma programação especial na próxima terça-feira (19/11), na UPAE Garanhuns. A ação, que contará com a participação de pacientes acompanhados, acompanhantes e profissionais da Atenção Básica, terá início às 9h.

"Nosso objetivo é realizar um dia especial, celebrando a superação de desafios e a garantia de mais qualidade de vida, saúde, autoestima, autonomia e dignidade para pessoas que passaram por situações difíceis e venceram doenças graves, como o câncer, e que agora precisam se readaptar para continuar saudáveis, ativas e inseridas na sociedade", completou Tayana.

COMO SER ATENDIDO NO PROGRAMA: Para ser atendido na UPAE Garanhuns, o paciente deve ser encaminhado pelo município de origem. O primeiro passo é procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Após ser encaminhado pela Central de Regulação da Gerência Regional de Saúde, o paciente terá sua primeira consulta agendada, na qual será recebido pela equipe da unidade, que realizará uma avaliação completa e o incluirá no programa, assegurando um plano de cuidado individualizado.

Ascom