A equipe do Projeto de Extensão F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), se destacou na 26ª competição SAE Brasil AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP) entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro.
Com a aeronave Chico, os participantes conquistaram o 3º lugar na colocação geral, a menção honrosa e o prêmio XMobots de melhor campanha de ensaios em voo, além do 4º lugar na competição de projeto pelos relatórios técnicos desenvolvidos ao longo do ano.
Estas conquistas são fruto da superação e resiliência da equipe, que há um ano teve o caminhão com aeronaves e equipamentos furtados durante a participação na competição anterior.
A SAE Brasil AeroDesign é uma competição nacional de engenharia que propõe um desafio para estudantes de cursos de engenharia, promovendo a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. A competição é dividida em três categorias: Classe Micro, Classe Advanced e Classe Regular, da qual a equipe F-Carranca participa. Para participar, a equipe desenvolveu o projeto de uma aeronave rádio-controlada, com base no regulamento vigente, disponibilizado pela comissão técnica no início do ano.
Enquanto participava da 25ª edição da competição, o caminhão com três aeronaves e outros equipamentos utilizados pela F-Carranca foi furtado. A equipe realizou uma vaquinha para arrecadar fundos e adquirir novas ferramentas e materiais, o que contribuiu para a participação na edição de 2024. Segundo a capitã da equipe e estudante do curso de Engenharia Mecânica, Josefa Larissa Macedo de Carvalho, a superação da equipe ao conquistar o pódio após o furto vai além da recuperação dos bens materiais, incluindo também o preparo psicológico e emocional do último ano para lidar com o trabalho exigido.
“O título de 3º colocado geral é muito importante para a equipe. Além de trazermos mais visibilidade ao projeto na região, fica o sentimento de recompensa e missão cumprida para os membros que já passaram por tantas dificuldades e muito trabalho para chegarmos aonde chegamos. A premiação também contribui para que mais estudantes de engenharia se interessem em fazer parte do projeto, que, com a competição, abre portas e oportunidades que antes pareciam distantes, como a Embraer”, ressaltou a estudante.
Para o coordenador do projeto e docente do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf, Luiz Mariano Pereira, a palavra que descreve o último ano da equipe é resiliência. Ele destaca a maturidade alcançada pela equipe em 12 anos de competição: “Foi um ano de muita dificuldade e, ao mesmo tempo, de volta por cima. A equipe foi muito resiliente e, com o apoio dos patrocinadores e da Univasf, conseguiu construir os protótipos da aeronave que participaram da competição. Considero que a participação deles foi desafiadora e, ao mesmo tempo, vitoriosa ao alcançar o terceiro lugar, entre mais de cinquenta equipes participantes. A colocação representa o fruto do trabalho da equipe durante o ano”, comentou o docente
Projeto de extensão criado em 2009, a F-Carranca é coordenada pelos professores do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira e José Bismark e atualmente conta com 26 membros, estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf. Este foi o 12º ano consecutivo em que a equipe participou do SAE Brasil AeroDesign. Em 2019, a F-Carranca conquistou o 1º lugar na categoria Regular. Participaram desta edição da competição equipes de 63 Instituições de Ensino Superior do país e do exterior. Mais informações sobre o projeto está disponível no perfil da F-Carranca do Instagram.
Portal Univasf
0 comentários