A reintegração de posse da terra ocorrinda em Santa Maria da Boa Vista ainda recpercute. A deputada Rosa Amorim, do PT, denunciou uma onda de violência envolvendo famílias de trabalhadores rurais que lutam pelo direito à terra em Pernambuco. Segundo a deputada, operações têm sido montadas para expulsar famílias do campo. Ela relatou agressões aos ocupantes da Fazenda Farm Fruit, no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, onde dezenas de viaturas da polícia teriam participado de agressões a crianças, mulheres e trabalhadores.
Ela também abordou o relato de famílias de trabalhadores rurais do Engenho Barro Branco, na cidade de Jaqueira, na Mata Sul, à Comissão de Direitos Humanos da Alepe, nesta quarta. Eles denunciaram que estão sofrendo com atos de violência, violações e incêndio nas plantações. Ela acusou a existência de grupos paramilitares, e salientou que os responsáveis são do Movimento Invasão Zero, que tem como objetivo impedir a invasão de propriedades rurais e urbanas. A deputada ainda denunciou a participação de membros da polícia local.
“A polícia que deveria está protegendo as famílias na verdade me parece está sendo também conivente com o que está acontecendo em Barro Branco. E falo dessa forma, porque de fato, foi assim que nós nos sentimos hoje ao receber esses relatos, nós não podemos assistir sabendo do que tá acontecendo mais assassinatos no campo.”
Pelo outro lado o Movimento Invasão Zero em Pernambuco veio a público e parabenizou através de nota o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, e principalmente a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a Polícia Civil, e todos que fazem a segurança pública em Pernambuco pelo cumprimento da reintegração de posse da Fazenda Farm Fruit, localizada no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado.
A operação foi realizada com sucesso na quarta-feira (09), em cumprimento a uma determinação judicial. Pernambuco deu um exemplo a todo o Brasil. "Nossos parabéns às forças de segurança pública de Pernambuco", disse a nota.
redação redegn
0 comentários