Presidente Lula promete não se meter na eleição da Presidência da Câmara dos Deputados

A redeGN foi um dos veículos convidados pela Comunicação do Governo Federal para retransmissão ao vivo da entrevista do presidente Lula, em Salvador. No ínicio da entrevista ele disse que "vive o melhor momeno da vida e que "certamente em outra reencarnação nasceu, viveu na Bahia". Lula está acompanhado pelo Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues que foi elogiado por Lula.

Em sua fala Lula disse "tem como prática política não me meter na escolha do presidente da Câmara".

"É o Congresso Nacional. Como eu respeito a autonomia de cada poder, meu presidente será aquele que for eleito", disse o petista, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole nesta quinta-feira (17). 

"Aquele que for eleito, goste dele ou não goste, vou conversar e vou tratá-lo como presidente da Câmara. É assim que eu faço. Não vou nunca apresentar para o presidente da Câmara um projeto de interesse pessoal, vou apresentar projeto de interesse do povo brasileiro. Vou discutir com ele como é que vota", acrescentou.

A imprensa nacional, destacou que agora unidos, até decidir qual deles será o candidato para valer a presidente da Câmara – os deputados federais baianos Elmar Nascimento (União) e Antônio Brito (PSD) ofereceram à bancada do PT a vice na futura chapa. Os petistas somam 68 na Casa e podem ser os fiéis da balança contra a eventual candidatura de Hugo Motta (Rep-PB), o apadrinhado de Arthur Lira, que tem por ora apoio do Republicanos, Progressistas e PL, com cerca de 190 votos.

Já a dupla Elmar e Brito soma, em suas contas, perto de 230 votos dos 513 parlamentares. Tanto Motta quanto Elmar e Brito podem rachar a bancada do PT e prometem mais diálogo com o Palácio do Planalto., de onde o presidente Lula da Silva promete não se meter. 

redegn Foto Ney Vital arquivo redegn