As primeiras horas da manhã desse 15 de Outubro, Dia do Professor, não chegou com boas notícias para os trabalhadores em educação de Juazeiro. A gestão da prefeita Suzana Ramos decidiu exonerar gestores e coordenadores pedagógicos de seus cargos na noite da segunda-feira (14). Diante dessa situação, a direção da APLB Sindicato reafirma seu posicionamento em favor absoluto da realização de eleição para os cargos de gestores e coordenadores pedagógicos.
O diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, afirma que essa sempre foi a proposta defendida pela entidade. "Hoje estamos vivendo um momento de exoneração dos profissionais das unidades escolares após a derrota nas urnas da prefeita Suzana. Queremos repudiar a forma como isso está acontecendo, os trabalhadores em educação sendo exonerados como se estivessem sendo despejados de sua própria casa. Asseguramos que a APLB Sindicato vai lutar para defender a realização da eleição direta para o processo de escolha dos gestorres e coordenadores pedagógicos escolares", afirma.
Gilmar ressalta que essa sempre foi uma bandeira de luta e pauta em defesa do processo democrático para escolha dos gestores e coordenadores pedagógicos. Para ele, a ação intempestiva da gestão municipal, mostra de forma clara, como o governo da prefeita Suzana Ramos negligenciou durante quatro anos de gestão a eleição para os cargos em questão.
"Agora no final, no apagar das luzes, a prefeitura até tentou realizar a eleição por força de cobrança deste sindicato e, perdendo a busca pela reeleição, começa a mostrar os efeitos negativos, principalmente para as pessoas abraçadas ao governo que agora estão sendo abandonadas e exoneradas de suas funções. As listas já começaram a ser divulgadas e não vamos aqui fazer defesa de cargos, porque são de livres nomeações e exonerações do gestor público, porque, nesse caso, eles não passaram por eleição e sim por indicação", destaca Gilmar Nery.
Nota da SEDUC
A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) reforça o compromisso com a transparência e manutenção de uma educação pública de qualidade e esclarece que todos os processos e decisões administrativas são realizados em conformidade com a legislação vigente, considerando as normativas técnicas e administrativas do ensino municipal e os desligamentos dos profissionais em questão, foram efetivados assegurando o funcionamento regular das unidades escolares. A Seduc reitera ainda, que no dia 6 de novembro acontecerá às eleições para gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos, com resultado definitivo estabelecido para o dia 14 do mesmo mês, garantindo de forma democrática, que as vagas destituídas, sejam novamente retomadas.
Ascom Seduc/PMJ
Ascom APLB
1 comentário
15 de Oct / 2024 às 13h43
Só observando,esse povo tá muito mal acostumado a viver só de cargo,nunca dei crédito a essa gestão mas dessa vez gostei, ninguém faz faculdade pra gestor ou coordenador. Tá na hora de mudar,tem gestor que está no cargo desde a gestão de Isaac. Tá na hora de mudar outros precisam ter oportunidade. E que o prefeito eleito não deixa esse ciclo continuar.