Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro inicia programação oficial em Areia, Paraíba

Tem início nesta segunda-feira (14) em Areia, no Brejo da Paraíba, a programação oficial do Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro (FECINE). O evento é gratuito, conta com diversas atividades audiovisuais e segue acontecendo até o 19 de outubro.

O FECINE está em sua 1ª edição e tem o objetivo de proporcionar discussões sobre a produção cinematográfica nordestina. Entre as atividades confirmadas na programação do festival estão palestras, debates, mesas redondas, oficinas e debates.

Nas mostras competitivas de longas e curta-metragens, os realizadores audiovisuais nordestinos poderão se aproximar nos debates, fortalecendo a rede de apoio do cinema nordestino.

No final de setembro, o evento promoveu exibição de filmes para estudantes de escolas públicas. A programação do 1º FECINE é totalmente gratuita.

A coordenadora do evento Lunara Vasconcelos, diz que a atmosfera acolhedora e o cenário pitoresco de Areia oferecem um pano de fundo perfeito para o FECINE, onde iremos não apenas apreciar filmes, mas também se inspirar na beleza e na cultura local. 

"Areia a partir de hoje abre as suas portas e seu coração para o cinema nordestino contemporâneo, oferecendo um cenário inesquecível para um festival que certamente deixará uma marca duradoura na história do cinema brasileiro", ressalta Lunara.

AREIA Paraíba é Patrimônio Nacional da Cultura. Principal município do Brejo Paraibano, Areia surgiu como povoado em 1625 e foi emancipada em 1846. Fica a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa. Com cerca de 30 mil habitantes, é uma cidade rica em história, cultura e belezas naturais, que se destaca como um dos destinos mais encantadores do Nordeste brasileiro. Areia possui um patrimônio histórico riquíssimo que remonta aos tempos coloniais.

Redação redegn Foto redes sociais