Maior evento de divulgação científica do país. Esta pode ser uma das definições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Um dos objetivos da iniciativa é aproximar a ciência e a tecnologia da população.
Todos os anos o Instituto Nacional do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é uma das instituições que realizam atividades ligadas à SNCT e este ano as ações serão realizadas em todos os campi do IFSertãoPE ao longo dos meses de outubro e novembro.
O tema da SNCT desde ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, um esforço de reconhecimento, valorização e proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros e dos conhecimentos das comunidades tradicionais. No IFSertãoPE, cada campus organizou uma agenda de atividades em torno do tema. O calendário de ações é o seguinte:
Campus Petrolina Zona Rural: 07 e 08/10, 15 a 17/10 e 26/10
Campus Petrolina: 15 a 18/10
Campus Floresta: 16, 17/10 e 13/12
Campus Salgueiro: 15 a 17/10
Campus Ouricuri: 04/11 a 07/11
Campus Serra Talhada: 15 a 17/10
Campus Santa Maria da Boa Vista: 21 e 22/11
Este ano, graças a aprovação em um edital de fomento do CNPq, envolvendo os sete campi do instituto, as ações desenvolvidas em todas as unidades culminarão no principal evento institucional de divulgação científica do IFSertãoPE: a JINCE/JID 2024.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Gama, a SNCT proporciona aos estudantes a ampliação de conhecimentos e habilidades em diversas áreas, com vivências práticas e interativas. “A SNCT promove o protagonismo estudantil, incentivando a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, muitas vezes em colaboração com professores e educadores Taes, pesquisadores e profissionais da indústria”, completou Gama.
IFSertãoPE
0 comentários