Donos de pequenos negócios aprovam palestra sobre Gestão de Conflitos e Comunicação Eficaz

A palestra “Gestão de Conflitos e Comunicação Eficaz: Habilidades e Técnicas Indispensáveis para o (a) Líder”, realizada na sede do Sebrae em Juazeiro, encerrou o mês de setembro em alto estilo, recebendo elogios do público presente que aprovou o tema desenvolvido pela socióloga Maria Carmen Oliveira, especialista em gestão pública e cooperativismo.

A atividade proporcionou uma rica oportunidade para o empreendedor desenvolver estratégias para gerenciar situações sensíveis que provocam conflitos na comunicação do dia a dia da empresa, envolvendo colaboradores, clientes e até mesmo um líder sem a adequada preparação.

Thales Coité da Silva, dono do Atacadão das Vassouras, em Juazeiro, fez uma avaliação positiva da palestra. “O Sebrae está sempre atento às necessidades que nós empresários temos no mercado. Hoje, a palestra sobre gestão de conflitos se encaixa com a nossa principal dificuldade que é gestão de pessoas, vez que a mão de obra disponível no mercado é escassa e de qualidade é mais escassa ainda. Mas sabemos que gerir os conflitos dentro da empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio”, reconheceu.

A opinião é compartilhada por José Ivo dos Santos, diretor presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz). “A parceria com o Sebrae nos ensina cada vez mais o sentido do empreendedorismo e, hoje, nos mostra o caminho para solucionar conflitos naturais que acontecem na gestão de um negócio. Além disso, o encontro foi o local ideal para tornar a nossa cooperativa mais conhecida dentro da comunidade no serviço de coleta de resíduos”, pontuou.

Para o analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, o encontro foi bastante produtivo, considerando que para além das questões que envolvem a gestão, ter um ambiente saudável no negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento. “É preciso entender que os conflitos surgem no dia a dia da empresa e que são naturais, devendo a liderança estar preparada para agir de forma adequada, buscando uma comunicação não violenta, mas ao mesmo tempo assertiva”, finalizou.

Carlos Humberto ASN/BA