Mutirão oferece 30 mil vagas para exames de mamografia gratuitos na Bahia; confira quais cidades do interior estão na lista

O Governo da Bahia anunciou que 30 mil exames de mamografia gratuitos serão ofertados para mulheres entre 40 e 69 anos, entre os dias 1° e 31 de outubro, em Salvador e 24 cidades do interior do estado. Os atendimentos serão feitos exclusivamente por agendamento e as inscrições começaram na sexta-feira (27). 

As inscrições devem ser feitas no site da campanha Outubro Rosa na Bahia. A partir desta quarta-feira (2), ainda em Salvador, oito unidades móveis da Sesab farão atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no feriado de 12 de outubro.

Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.

Para agendar o exame é simples:

Acessar o site da campanha.

Escolher o dia, local e o turno.

Veja abaixo os requisitos para se inscrever:

Não ter feito o exame a menos de um ano.

Não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos.

O que é preciso levar no dia do exame:

RG;
CPF;
Cartão do SUS;
Comprovante de residência;
Não é necessária a requisição médica.

Ações no interior

Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas em 24 municípios ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês. Veja a lista abaixo:

Teixeira de Freitas;
Guanambi;
Irecê;
Jequié;
Feira de Santana;
Alagoinhas;
Santo Antônio de Jesus;
Valença;
Paulo Afonso;
Juazeiro;
Vitória da Conquista;
Jacobina;
Itabuna;
Ilhéus;
Senhor do Bonfim;
Simões Filho;
Barreiras;
Ribeira do Pombal;
Eunápolis;
Brumado;
Itaberaba;
Serrinha;
Santa Maria da Vitória;
São Francisco do Conde.


O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo serão 90 exames.

Com informações G1/Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA