Juazeiro: lixo, queimadas, fumaça: reclamam os moradores da Rua Tamarino

Lixo e queimadas, fogo são motivos de reclamação dos moradores da Rua Tamarino no loteamento Eldorado, próximo ao Condomínio Paulo VI. Através de video, o leitor da REDEGN, Mário Varjão, divulgou um vídeo desse problema, que segundo ele, é crônico, área pública e que a prefeitura de Juazeiro Bahia não consegue resolver definitivamente.

O risco do fogo que atinge o meio ambiente não ameaça apenas áreas de preservação isoladas, mas também os centros urbanos. "O momento que o país vive por conta da estiagem que assola nossa caatinga é inadmissível que isso aconteça no centro da cidade", disse Mario Varjao.

De acordo com Mário, "os funcionários do condominio foram convocados para apagar o fogo". "É uma vergonha o que vem ocorrendo com Juazeiro. Isto acontece há anos e agora ficou insuportável", ressaltou.

A queima de lixo em ruas e lixões é considerado um crime ambiental que pode causar prejuízos à saúde, ao meio ambiente e à segurança.

Especialistas explicam que não é somente a falta de chuva que contribui para a formação de labaredas. As altas temperaturas, a baixa umidade do ar, o descarte inadequado de lixo doméstico, de entulho e de resíduos também são fatores determinantes para facilitar os focos de incêndio.

PREVENÇÃO-No final do ano passado, Como forma de manter a cidade limpa e ordenada a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), destacou as ações de fiscalização do descarte irregular de lixos e entulhos por toda Juazeiro.

Uma prática que além de prejudicar o meio ambiente, é um crime ambiental e acarreta sérias consequências à população.

A fim de conter essa situação, a Semaurb, além de intensificar as ações de fiscalização, vem orientando a população a colaborar e denunciar quaisquer práticas irregulares de descarte através do número (74) 3612-3582, que também é whatsapp.

A fiscalização da Semaurb-Abrange tanto terrenos públicos quanto privados. Em casos de terrenos privados em que os proprietários não realizem a limpeza, a Prefeitura notifica o proprietário, em seguida emite uma advertência e a aplicação de multa, conforme a Lei 9.605, que trata de crimes ambientais em nível federal.

Os proprietários notificados têm um prazo de cerca de 20 dias para realizar a limpeza e iniciar o cercamento ou muramento de seus terrenos. Caso não cumpram as exigências, a Prefeitura pode efetuar a limpeza e incluir todas as despesas na dívida ativa do proprietário.

Saúde Pública-Além disso, a Semaurb alerta para os riscos à saúde pública causados pelo descarte inadequado de entulhos, que podem atrair insetos, como o mosquito da dengue.  Para garantir um descarte correto, a Semaurb recomenda que os cidadãos contratem empresas especializadas na coleta de entulhos ou utilizem o aterro municipal para descartar resíduos, garantindo, assim, um ambiente mais limpo e seguro para todos.

redação redegn