A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é sede da XV Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que acontece no Campus Juazeiro até 15 de setembro, simultaneamente ao 1º Simpósio da Cadeia Produtiva da Carne e Leite de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Simcovale). A XV Expovale é uma iniciativa da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba) em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (Accossf), a Univasf e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal, em Ciências Veterinárias no Semiárido e em Engenharia Agrícola e do Grupo de Pesquisa em Caprinocultura Leiteria (Gecal), e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A abertura da XV Expovale foi realizada na noite de segunda-feira (9), no Complexo Multieventos e teve a presença da reitora em exercício, Lucia Marisy de Oliveira; do presidente da Adesba, Romário Alves Meira; do presidente da Accossf, Salvador Júnior; e do coordenador do curso de Agronomia do IFSertãoPE, José Sebastião Costa de Souza, que representou o diretor do Campus Petrolina Zona Rural.
A programação do Simcovale, que começou na segunda-feira (9), prossegue durante todo o dia de hoje (11). Mesas redondas, rodas de conversa palestras e exposição de trabalhos no formato de banner fazem parte das atividades. Esta edição da Expovale, que faz parte da programação pelos 20 anos de atividades acadêmicas da Univasf, conta com a participação de estudantes e professores vinculados a diversos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade.
Portal Univasf
1 comentário
12 de Sep / 2024 às 17h14
A Expovale sempre foi um evento de destaque Regional e até mesmo Nacional. No entanto me surpreende que esse evento patrocinado por órgãos estaduais, municipais e federais fecha os olhos para uma Associação de 3 componentes apenas, e que ao invés de prestar a sociedade contas de todos os recursos do evento em nome da Accossf, coloca o aluguel das baias dos animais para serem feitos os depósitos em nome de uma pessoa física. Questionamentos: Por que as baias vendidas casa uma por 250 reais, o recurso não credita em nome da Entidade? Quantos criadores do município estão expondo?