Em defesa do Rio São Francisco 10º Encontro Nacional da ASA (EnconAsa) acontecerá entre os dias 18 e 22 de novembro

O 10º Encontro Nacional da ASA (EnconAsa) acontecerá entre os dias 18 e 22 de novembro, nos municípios de Piranhas, em Alagoas e Canindé de São Francisco, em Sergipe. Com o tema “Semiárido vivo por justiça socioambiental e democracia participativa”, o Encontro Nacional tem o objetivo de contribuir com a construção de políticas de Convivência com o Semiárido através de debates, reflexões e proposições; visando superar os desafios atuais e futuros da região e promover um Semiárido Vivo, através da democracia participativa e da justiça socioambiental e climática.

De grande relevância para os povos e comunidades tradicionais do Semiárido brasileiro, o EnconAsa é um evento vital para fortalecer a união desses povos em prol da Convivência com o Semiárido. Nesse espaço, as organizações que compõem a rede também fomentam debates políticos e participativos, contribuindo para a construção de políticas públicas e estratégias que fortalecem a vida no Semiárido.

“Nós, enquanto representantes da ASA, precisamos cumprir esse importante papel, e o Encontro Estadual tem exatamente essa função. É nosso dever denunciar as injustiças socioambientais, e não é à toa que escolhemos realizar o X EconASA às margens do Rio São Francisco. Essa escolha foi feita de forma consciente, pois a região é emblemática em termos dos impactos negativos do modelo de desenvolvimento adotado, guiado pelo sistema capitalista, que tem gerado profundas injustiças socioambientais tanto em nossa região quanto em todo o Brasil”, destaca um dos coordenadores da ASA Bahia, Cícero Félix.

Redação redegn Foto redes sociais Irpaa