Com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé, o Sebrae realizou no dia 26 de agosto, na Câmara de Vereadores do Município, uma oficina de capacitação para produtores rurais ligados a diversas cadeias produtivas da região, com o tema “Elaboração de Projetos para Dirigentes de Associações de Produtores Rurais”.
Conduzida pelo consultor em agronegócios Augusto Carneiro, formado em Agropecuária, Gestão Ambiental e graduação em Ciências Contábeis com foco em projetos coletivos rurais, a oficina apresentou elementos básicos para a elaboração de projetos e mecanismos de captação de recursos, além de um pequeno diagnóstico da área onde moram e do território rural, sob a ótica da matriz Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça (FOFA).
O produtor Edicarlos Reis, presidente do Sindicato, celebrou a participação do público e fez uma avaliação positiva da atividade. “Entendo como altamente proveitosa a oficina conduzida pelo professor Carneiro e enfatizo a participação efetiva dos nossos produtores que buscam adquirir qualificação. Considero de fundamental importância a união das lideranças da categoria para fortalecer o empreendedorismo que vai garantir o tão almejado lucro do nosso trabalho”, acredita Reis.
A produtora Isabel Cristina Cruz, da comunidade de Tapera, valorizou a iniciativa do Sebrae e a dinâmica da oficina, que favoreceu o entendimento do tema para todos os participantes. Para ela, “a união das comunidades é um fator positivo para o nosso desenvolvimento econômico. A palestra trouxe conceitos e ensinamentos importantes sobre um tema crucial que é saber criar um projeto”.
Para Edlan Amaral, analista técnico do Sebrae em Juazeiro e coordenador do evento, a realização da qualificação apresentou ao homem e à mulher do campo caminhos e oportunidades. “Eles podem acessar através dos editais, adquirindo o que pode ser um diferencial competitivo para suas comunidades, impactando positivamente a realidade local. É um conteúdo que veio para ficar, reforçando o compromisso do Sebrae com o público rural, que é tão importante para a economia e que precisa desse olhar especial”, concluiu.
Carlos Humberto ASN/BA
0 comentários