O músico e sanfoneiro Silas França, participa de uma série de shows na Europa. Em contato com a REDEGN, o juazeirense disse que abre os shows do cantor e sambista Diogo Nogueira nas apresentações na turnê 2024-Rioca.
A turnê começou em Frankfurt, na Alemanha e segue até o dia 7 de setembro, com o show final em Viena, na Áustria. A imprensa destaca que o cantor e compositor baiano é multi-instrumentista e possui um trabalho focalizando no acordeom e na raiz da música brasileira, introduzindo elementos da música internacional.
O som que ecoava das cordas do violão de seu pai, já lhe acompanhavam desde cedo, ainda no berço. Aos 9 anos, paralelo ao canto, aprendeu a tocar gaita de boca. Daí para frente, não parou mais. Aprendeu a tocar violão, guitarra, dentre tantos outros instrumentos. Mas foi somente na adolescência, aos 13 anos, que se encontrou (e se apaixonou), autodidaticamente, pelo acordeom. E é assim que começa a carreira musical promissora do juazeirense Silas França.
De família de ribeirinhos e influenciado por grandes acordeonistas nacionais e internacionais, Silas França domina diversos ritmos, como Bossa-nova, Chorinho, Samba, Reggae, músicas nordestina, italiana, francesa, instrumental, dentre tantas outras. Mas dois grandes nomes, nordestinos, aclamados dentro do cenário da música popular brasileira, são citados como suas maiores referências musicais.
“Tudo é uma questão, em ambos, de forma de pensamento, montagem de harmonias e acordes. João Gilberto, além do maior músico, um gênio nascido em terras brasileiras, que por ser de Juazeiro (algo que me inspira muito), amigo antigo da minha família, e pelo fato de eu ter tido uma amizade e convívio intimo, pude conviver no final de sua trajetória. E Dominguinhos por ser o maior nome em matéria de acordeom do Brasil, e para mim, no mundo”, revela Silas França, que também não esconde seu apreço por outros grandes nomes como Luiz Gonzaga, Armandinho Macedo, Toquinho, Pepeu gomes, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth.
Multi-instrumentista, Silas França possui um trabalho focalizado no acordeom e na raiz da verdadeira música brasileira, introduzida com elementos da música internacional. Um trabalho de alto nível que tem o respeito e aplauso da crítica no cenário musical Brasileiro e no exterior. Não é atoa que, em seu currículo, acumula passagens por dezenas de importantes eventos. Assumiu também a produção e execução das comemorações do “Dia Nacional do Choro” (Juazeiro-BA/várias edições), e do “Silas França e Trio Elétrico Som e Fantasia”, no Carnaval de Juazeiro, em 2016. Também participou das comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga (Exu-PE/2012) e de diversas realizadas em homenagem ao juazeirense e seu mestre, João Gilberto.
Em seu currículo possui inúmeras gravações feitas em parceria com artistas regionais e de maior renome, como também já lançou dois trabalhos autorais, EP’s lançados em 2016 e 2018.
Redação redegn Foto redes sociais
2 comentários
01 de Sep / 2024 às 15h31
Conheço o trabalho de Silas França desde a sua infância, vc merece todo sucesso e parabéns a região do São Francisco que mais uma vez coloca no cenário nacionais e internacional o nome de um grande artista juazeirense raiz, salve Silas, salve sua família parabéns. Que o nosso Deus continue te abençoando e viva o forró.
01 de Sep / 2024 às 15h33
Parabéns a Silas, parabéns a Juazeiro, Petrolina e o Brasil!!