Fósseis encontrados na Chapada do Araripe eram comercializados em site nos EUA

Fósseis de insetos encontrados na Chapada do Araripe que fica localizada na Região do Cariri estavam sendo comercializados em uma loja virtual dos Estados Unidos.

Os valores das ofertas estavam chegando a mais de 21 mil reais, tal prática é considerada ilegal de acordo com a Lei da Usurpação. 

O caso já chegou ao conhecimento das autoridades responsáveis e as investigações já começaram. Após remover os anúncios, a empresa disse que irá guardar os fósseis e que irá contribuir para que haja a repatriação.

A denúncia sobre a venda ilegal foi feita em janeiro de 2023 por Juan Carlos Cisneros, que é doutor em Geociências e professor do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O caso foi denunciado por meio do do canal online do Ministério Publico Federal (MPF). 

Os registros datam do período cretáceo e foram encontrados na Chapada do Araripe, local onde foram encontrados outros registros como o do Ubirajara Jubatus, dinossauro que é ancestral das aves que foi contrabandeado para a Alemanha nos anos 1990 e retornou ao Brasil em 2023. Desde o ano de 1942 a exportação dos fósseis brasileiros que são considerados patrimônios nacionais é considerada ilegal pela Lei 8.176 que considera crime fazer negociações com essas peças a menos que tenham sido levadas antes de 1942 e esteja com a documentação correta. 

redação redegn