Em Juazeiro e Petrolina candidatos impulsionam propagandas eleitorais com a ajuda das redes sociais

Foi dada a largada para as campanhas eleitorais nos municípios desde o dia 16 de agosto e as regras do TSE sobre o que é permitido e o que é proibido na corrida pelo voto precisam ser observadas pelos candidatos e partidos políticos para evitar punições. Eleitores podem fiscalizar o andamento das campanhas e denunciar eventuais abusos. A Justiça Eleitoral tem ferramentas como o aplicativo Pardal e o S.O.S.

Em Petrolina e Juazeiro, ouvidos pela REDEGN, eleitores afirmam que "aumentou o número de propaganda recebida nos celulares". Um deles que pediu para não ser identificado disse que "é um verdadeiro Deus nos acuda. Tinha vereador com mandato que não dava nem bom dia, tnha amigo que não falava e agora mandam mensagens quase todo dia".

O horário eleitoral, aquele com propagandas gravadas nas TVs e emissoras de rádio, começa em 30 de agosto e vai até o dia 3 de outubro.

O uso de inteligência artificial nas peças de campanha é permitido, desde que seja sinalizado - esse aviso deve estar bem claro para o eleitor. Criação e propagação de conteúdos falsos serão punidos pela Justiça Eleitoral. 

Caso você veja em sua cidade propagandas políticas irregulares, denuncie pelo aplicativo ‘Pardal 2024’, da Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou App Store. Outras denúncias de desinformação e mentiras sobre o processo eleitoral nas redes sociais também podem ser feitas através do número 1491, o chamado ‘S.O.S. Voto’, que recebe ligações gratuitamente. 

Redação redegn Foto TSE