Assisão é uma das atrações do final de semana na Aldeia do Velho Chico

 O Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico, realizado pelo Sesc Petrolina em parceria com o Sebrae, movimenta o final de semana nos dias 17 e 18 de agosto, no Sertão do São Francisco, com atividades turísticas, atrações culturais e muita diversão.

No sábado (17), a programação começa cedo, às 8h, com uma atividade do Turismo Social do Sesc, que leva um grupo para um passeio à Comunidade Quilombola do Lambedor e em seguida à Vínicola Rio Sol, ambas em Lagoa Grande.

Até as 17h, o público vai poder conferir a riqueza da vitivinicultura no Sertão pernambucano e assistir a espetáculos de artes cênicas e cultura popular, como “Cabeção Pelo Mundo”, com Maria Eugênia Tita (São Paulo/SP); a Quadrilha Junina Rei do Sertão e o Reisado do Lambedor (Lagoa Grande/PE).

Ainda no sábado, o público que estiver em Petrolina vai poder assistir, às 18h, no Espaço Cultural Janela 353, os curtas-metragens: “Mãe”, de Natália Tavares, “O Hóspede”, de Vinicius Colares, “Belzebu”, de Clara Castro e “Miçangas”, de Emanuel Lavor. Às 20h, no Teatro Dona Amélia, o grupo Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro/RJ), apresenta o espetáculo “Cão Chupando Manga”. A classificação etária é 16 anos. 

Domingo (18), o público vai poder embarcar às 10h na Barca Nilo Brasileiro para conferir durante um passeio até a Ilha do Massangano, a Mostra Flutuante de Artes Visuais, com a exposição “Abrir Um Rio No Próprio Peito”, com obras dos artistas - Luiz Marcelo, Morgana Caroline e Santiago (Petrolina/PE) e apresentação Musical com Katarina Laviny (Santa Maria da Boa Vista/PE).

A programação na Ilha começa às 13h, com a Roda de Samba do grupo Pôr do Samba (Petrolina/PE). Às 15h é possível conferir o Painel 20 ,  exposição “Ilha do Massangano: Cultura de um Povo Ancestral de Luiz Alves”, com o Núcleo de Artes Visuais do Sesc (NAVE) e convidados - (Caroles, Dayane Diogo, Diego Santos, Felipe Eduardo, Erick Julian, Fabinho, Laura Cristina, Loir, Luiza Moret, Lys Valentim, Maria Eduarda, Morgana Caroline, Michele Luz, Milk, Netão Ribeiro, Ricardo DiCastro, Valéria Tamires, Wila Caroline, Xaro e Zuza).

No mesmo horário acontece o espetáculo “Santos de Casa", com a  Cia. Alysson Amâncio (Juazeiro do Norte/CE), São Gonçalo do Amarante - Equipe João de Benta (Petrolina/PE) e Cabeção Pelo Mundo - Maria Eugênia Tita (São Paulo/SP). O dia na Ilha tem continuidade com a performance “Aos pés do Baobá - Vinte Voltas”, com  Sônia Guimarães (Recife/PE).

A partir das 17h, a música toma conta da comunidade com apresentação musical de Rogéria Dera (Caruaru/PE), Sementes Sonoras (Petrolina/PE) e o tradicional Samba de Véio da Ilha do Massangano (Petrolina/PE). Encenrrando a noite, o mestre Assisão  (Serra Talhada/PE), coloca todo mundo para dançar com uma coletânea de forrós da sua história musical.

O Festival Aldeia do Velho Chico segue até o dia 24 de agosto com oficinas e apresentações culturais. A programação completa do evento pode ser conferida no site do Sesc Pernambuco (sescpe.org.br) e em suas redes sociais (@sescpe). 

Ascom Fabiano Barros