Baixa Umidade relativa do Ar em Juazeiro e Petrolina. Confira cuidados para manter a saúde

A umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20% nesta terça-feira (13). A informação foi dada a REDEGN pela Defesa Civil de Juazeiro,que alerta que a baixa umidade traz o risco de incêndios e desconforto para o ser humano, principalmente para o grupo de alérgicos e pessoas com problemas respiratórios.

O órgão de proteção recomenda que as pessoas bebam bastante água, mesmo se estiverem sem sede, evitem banhos quentes, atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, além de orientar o uso de umidificadores de ar em casa e no trabalho.

Perigos e sintomas -Para evitar casos de insolação e desidratação em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados. Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto. 

Cuidados-Nesses dias de calor extremo, o Alerta recomenda evitar ambientes fechados, aglomerações e exercícios ao ar livre entre 11h e 16h. Os nutricionistas recomendam em suas redes sociais, ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; uso de soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves durante a semana, além de manter os ambientes ventilados. 

redação redegn Foto Arquivo REDEGN Italo Duarte