Dioceses de Juazeiro, Floresta e Petrolina debatem problemas dos agricultores reassentados de Itaparica

Nesta segunda-feira (12) aconteceu a reunião das Dioceses de Petrolina, Floresta e Juazeiro. O encontro discutiu os problemas do Complexo de Irrigação e os assentamentos de Itaparica. Os padres e alguns leigos de Curaçá, Bahia foram recebidos pelo Bispo Dom Antonio.

O padre  Luciano Aguiar da diocese de Floresta  fez apresentacao da realidade vivida na região e padre Luciano Lima contextualizou as  dificuldades das lideranças.

O senhor Pascal  líder da área de Curaçá contou a luta e a participação dos pioneiros representantes da Igreja como os padres Alcides Modesto e padre Mário Zanetti e a freira Josefina entre outras lideranças da época. O frei Valdevan de Curaçá leu a ata da última  reunião e fez diversas provocações para o nosso papel como líderes religiosos.

REDEGN recebeu informação que um grupo de trabalhadores rurais dos Perímetros Irrigados que integram o Sistema Itaparica, ocupou na manhã desta segunda-feira (12), o Eixo Leste da Transposição das águas do Rio São Francisco. 

O objetivo é cobrar dos governos de Pernambuco e Bahia, da União e do Congresso Nacional, uma definição quanto aos problemas enfrentados pelas famílias reassentadas nesses Perímetros.

À REDEGN, padre Luciano Pereira, representante da Diocese de Flores, membro dos movimentos sociais e sindicato dos agricultores reassentados do Sistema Itaparica, disse que as reivindicações são antigas e os Problemas enfrentados por 25 mil famílias do Sistema Itaparica, conjunto de projetos de irrigação da Codevasf, na região do Submédio São Francisco.

Redação redegn Foto redes sociais