Estão abertas as inscrições para o seminário gratuito sobre proteção de crianças contra violência doméstica que será realizado no dia 21 de agosto, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Com o lema 'Toda criança tem direito à proteção', o 5º Seminário da Associação Civil de Articulação Civil para a Cidadania (Acari) vai reunir especialistas, gestores e educadores na Fundação Nilo Coelho, das 13 às 18h, para discutir a questão.
Na ocasião, será lançado o livro 'Programa de Autoproteção para Crianças contra Violência Doméstica', material que é resultado dos últimos cinco anos de trabalho da organização no Vale do São Francisco, e que tem como objetivo orientar educadores para que sejam capazes de empoderar crianças para enfrentar situações de violências através do ensino de estratégias de autoproteção.
A programação do evento inclui debates, mesa redonda, momento cultural e uma palestra sobre Direto à Proteção: Avanços e Desafios, ministrada pelo professor José Almir do Nascimento, do Colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE). Para outras informações sobre o 5º Seminário da Associação Civil de Articulação Civil para a Cidadania (Acari), os interessados podem acessar o Instagram da instituição.
Sobre o Programa de Autoproteção
O Programa de Autoproteção contra Violência Doméstica nasceu da experiência do Projeto Construindo Laços, a partir de uma série de oficinas que foram sendo construídas com a participação de crianças ao longo de cinco anos nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.
Essas oficinas respeitavam as vozes das crianças, deixando que elas fossem ativas no desenvolvimento das atividades e estratégias de autoproteção, enquanto o educador atuava como uma espécie de mediador deste processo de autoconhecimento.
Sobre a Acari
Instituída oficialmente em 2005, a Associação Civil de Articulação para a Cidadania (Acari), com sede em Petrolina, em Pernambuco, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua há 15 anos desenvolvendo ações na região do médio São Francisco de forma articulada com entidades não governamentais e órgãos governamentais, especialmente no território pernambucano e baiano.
0 comentários