Espetáculo Rosas Negras retorna a Alagoinhas com apresentações gratuitas dias 08 e 10 de agosto

Depois de circular por diversos palcos do Brasil e com uma recente temporada por terreiros de Candomblé da Bahia, o premiado espetáculo "Rosas Negras" (@rosasnegras.espetaculo). retorna para a sua cidade de origem, em Alagoinhas, com apresentações gratuitas. O espetáculo será apresentado no colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, no dia 8 de agosto, e no Terreiro Ilê Axé Oyá l'adê Inan, onde o monólogo foi criado, no dia 10 de agosto. 

Essa é a etapa de contrapartida do projeto Ipadê das Rosas Negras - Circulação Nos Ilês Das Ayabás, contemplado no Edital da Paulo Gustavo Bahia, que além das apresentações oferecerá três oficinas focadas na contribuição para a formação de novos agentes culturais.

O solo cênico, que nasce da pesquisa historiográfica da atriz alagoinhense Fabíola Nansurê, aborda vivências e histórias de mulheres negras, a partir da afirmação da sua autoestima. Para ela, que criou e estreou o espetáculo no terreiro e ponto de cultura Ilê Axé Oyá L'adê Inan, é muito representativo retornar a apresentação nesse espaço e ocupar outros locais.

"Nós viajamos muito com Rosas Negras e pisamos em importantes palcos do cenário teatral brasileiro, como o Teatro Ruth de Souza (RJ) o Teatro Arthur Azevedo (MA) e Teatros de Salvador e São Paulo, mas voltar para o chão sagrado do terreiro, que é minha base, onde eu moro, é muito especial. Minha arte nasce desse lugar, que é muito mais do que uma religião. É uma tradição e uma forma de viver", destacou a atriz.

Após as apresentações serão realizados dois bate-papos temáticos: "As dificuldades e desafios enfrentados pela mulher negra na sociedade Brasileira." No colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a participante convidada é Maria Efigênia, mulher preta, professora, mãe de duas, filha de Oyá, amante da vida e defensora das causas justas. O segundo, "Caminhos da produção do projeto Ipadê Das Rosas Negras Circulação nos Ilês Das Ayabás", no Ilê Axé Oyá L'adê Inan, com participação da equipe do projeto que abordará os percursos e impactos do projeto de circulação em terreiros pela Bahia. 

Sobre o espetáculo-Trazendo uma atmosfera provocativa, intensa e ao mesmo tempo acolhedora, o espetáculo apresenta as dificuldades, lutas, vitórias e desafios presentes no cotidiano de mulheres negras, a partir da afirmação da sua autoestima. A intérprete-criadora, Fabíola Nansurê parte de sua pesquisa com mulheres negras de diferentes idades e áreas de atuação para a construção da narrativa que traz histórias de anônimas e famosas que se destacaram na luta contra o racismo e a violência contra a mulher.  "A intenção vai além de se posicionar perante as dores da mulher preta, que são muitas, nós celebramos a sua existência e abrimos um canal de diálogo", afirma Fabíola.

"Rosas Negras" tem dramaturgia de Onisajé, direção de Diana Ramos e direção musical de Jarbas Bittencourt. Foi premiado nas categorias de Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia no 2° Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro em 2021, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria "Espetáculo do Interior" no mesmo ano. Em 2023 é o espetáculo teatral baiano ganhador do 1º Prêmio Pretas Potências.

Oficinas dialogam com saberes ancestrais e formação de agentes culturais-Além do espetáculo, o projeto Rosas Negras propõe oficinas gratuitas em todas as suas edições, com o objetivo de evidenciar, desestigmatizar e aproximar o público das casas de axé. Com o tema "Produção artística negra nas artes cênicas", a primeira oficina também será no colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, dia 07 de agosto, em dois turnos, pela manhã às 10h e à tarde às 16h.


Também serão realizadas oficinas online, através da plataforma Google Meet, Caroline Vilas Bôas vai ministrar o curso com o tema "Mídias sociais para projetos artísticos", dia 08 de agosto, às 16h, e Eurides Nascimento vai ministrar a oficina "Estratégias de acessibilidade para projetos culturais", com enfoque em libras, dia 09 de agosto, às 14h.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço->Espetáculo Rosas Negras com Maria Efigênia

Gratuito e aberto ao público

08 de agosto: Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. 

Endereço: Luis Viana, s/n,  Centro, Alagoinhas - Bahia.

10 de agosto: Terreiro Ilê Axé Oyá l'adê Inan.

Endereço: Rua São Isidoro, 146, Santa Terezinha, Alagoinhas - Bahia.

 Oficinas Formativas

Gratuito | Inscrições no instagram @rosasnegras.espetaculo


07 de agosto: Colégio Modelo Luiz Eduado Magalhães (Alagoinhas): Oficina produção artística negra nas artes cênicas.


ETAPA ONLINE


08 de agosto: Oficina mídias sociais para projetos artísticos com Carolina Vilas Boas

Horário: 16h

Plataforma: Google Meet


09 de agosto: Oficina estratégias de acessibilidade para projetos culturais - Enfoque em libras, com Eurides Nascimento 

Horário: 14h

Plataforma: Google Meet

Ascom