Ampliação na oferta de exames reduz distâncias e tempo de internamento para pacientes de Juazeiro e região, diz assessoria do HRJ

Acaba de completar um ano que o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), começou a oferecer três novos procedimentos para os usuários da instituição de saúde: Angioplastia, Arteriografia e Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).

O exame de arteriografia destina-se ao estudo de imagem das artérias enquanto a angiopatia é um procedimento endovascular que tem como objetivo desobstruir os vasos arteriais e reestabelecer o fluxo sanguíneo.

A CPRE é um exame endoscópico onde é estudar as vias biliares extra-hepáticas. Através deste também podemos realizar procedimentos como biópsia de tumorações e a retirada de cálculos.

A presença desses serviços segue representando um avanço significativo para a saúde dos pacientes acolhidos pela rede PEBA, que integra municípios de Pernambuco e da Bahia. A implantação dos procedimentos cirúrgicos e exames na unidade foi possível graças à disponibilização de equipamentos cedidos pelo Governo da Bahia; através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab)

Por exemplo, antes dessa implantação, os pacientes eram regulados para outras unidades, com distâncias equivalentes a cerca de 500 km de Juazeiro. Com a chegada dos exames à região esta situação mudou e, hoje, a população do Submédio do Vale do São Francisco consegue realizar tais procedimentos durante o internamento, sem precisar se deslocar, garantindo assim maior resolutividade e redução do tempo.

"Realizar esses exames aqui na instituição foi um passo importante. Contamos com uma equipe capacitada e qualificada que objetiva proporcionar uma assistência de excelência aos pacientes", destaca o líder médico do HRJ, José Antônio.

Ascom HRJ