Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) destaca o sucesso do aplicativo Amamente UNEB, que tem facilitado o período de amamentação para muitas mães.
Desenvolvido a partir de um projeto de desenvolvimento tecnológico coordenado pela professora Dra. Gilvânia Paixão, o aplicativo se tornou uma ferramenta essencial para orientar e apoiar as mães na jornada da amamentação.
O Amamente UNEB surgiu da experiência profissional, materna e percepção da idealizadora sobre a falta de aplicativos focados no manejo da amamentação. O aplicativo oferece conteúdo científico atualizado sobre os benefícios da amamentação, técnicas corretas, cuidados com a mama e soluções para problemas frequentes. Além disso, fornece orientações práticas para as mães que vão desde a preparação para a amamentação durante a gestação até à correta extração e armazenamento do leite materno.
O aplicativo Amamente UNEB está disponível no site amamente.app.br (http://amamente.app.br) e pode ser baixado na plataforma de aplicativos para celulares Android. Ele também pode ser acessado através do link na biografia do Instagram @amamente.uneb (https://www.instagram.com/amamente.uneb), que direciona diretamente ao aplicativo.
Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é fundamental para o desenvolvimento do bebê. O aleitamento materno confere imunidade ao recém-nascido, reduzindo a morbi-mortalidade neonatal, fortalecendo o vínculo do binômio mãe-filho, além de diversos outros benefícios para o lactente e a lactante.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como meta para 2025, a taxa de 50% de amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida, e 70% em 2030. Atualmente no Brasil, a taxa é de 45,8% e o Nordeste apresenta 39% de aleitamento exclusivo.
0 comentários