Nadir Ribeiro e o cantor Flávio Leandro recebem Título de Cidadania de Serrita, a Capital dos Vaqueiros

A Câmara de Vereadores de Serrita, Pernambuco concedeu ao cantor e compositor Flávio Leandro e à aposentada Nadir Ribeiro, Titulo de cidadãos da cidade conhecida pela Capital dos Vaqueiros.

O Titulo de Cidadania foi justificado em gratidão a contribuição pela cultura dos vaqueiros. A solenidade de entrega aconteceu logo após a Missa do Vaqueiro celebrada no Parque Estadual João Cancio.

A Governadora de Pernambuco e a Vice Gobernadora Priscela Krause, prestigiaram a entrega dos títulos.

A Missa do Vaqueiro é considerada Patrimônio Imaterial de Pernambuco pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e é realizada desde 1971 e foi idealizada por João Câncio, conhecido como o "padre vaqueiro", por usar chapéu, gibão e frequentar vaquejadas. 

"O ritual religioso faz homenagem a Raimundo Jacó, um vaqeiro que foi encontrado morto em 1954, no meio da caatinga, e que nunca teve seu assassino descoberto. A história foi cantada na música A Morte do Vaqueiro, composta por Nelson Ramalho e interpreta por Luiz Gonzaga, que era primo de Jacó. Ato de fé do povo sertanejo, a missa passou a fazer parte do calendário de eventos culturais e religiosos do Estado e reúne vaqueiros de várias cidades do Sertão pernambucano e de outras estados do Nordeste", destacou o governo, por meio de nota.

Redação redegn Foto Ney Vital