Univasf recebe delegação da Universidade de Bertoua para formalização de acordo de cooperação acadêmica

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberá uma delegação da Universidade de Bertoua (UBe), da República de Camarões, nos dias 1º e 2 de agosto.

A visita tem como objetivo a formalização de acordo de cooperação acadêmica entre as duas instituições. A cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento será realizada na quinta-feira (1º), às 14h30, no Gabinete da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

A delegação da Universidade de Bertoua será formada pelo reitor Dieudonné Emmanuel Pegnyemb; pelo vice-reitor encarregado da Pesquisa, Cooperação e das Relações com o Setor Empresarial, Nkelzok Valère; pela chefe da Divisão de Cooperação da UBe, Jeannette Sylvie Pilo Atta; e pelo ministro Conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette. A comitiva será recebida pelo reitor Telio Nobre Leite e pela vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira, que também é assessora de Relações Internacionais da Univasf. A programação de recepção aos representantes da UBe inclui visitas ao Espaço Plural, em Juazeiro (BA), e aos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE).

As tratativas para a assinatura do acordo de cooperação acadêmica entre Univasf e UBe tiveram início em agosto de 2023.  A primeira reunião foi realizada de forma remota com a participação da vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira, que estava no exercício do cargo de reitora; do então reitor da UBe, Remy Magloire Etoua; e do embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbeng. Na ocasião, Lucia Marisy apresentou a Univasf, os cursos de graduação e pós-graduação, as ações extensionistas e destacou algumas áreas do conhecimento com maior potencial para parcerias envolvendo as duas instituições.

A Universidade de Bertoua foi criada em 2022 e incorporou algumas instituições de ensino já existentes, entre elas o Instituto Superior de Agronomia de Bertoua. A UBe é formada por quatro faculdades e quatro grandes escolas, a exemplo da Escola Superior de Transformação de Minas e Recursos Energéticos e da Escola Superior de Ciências do Urbanismo e do Turismo.

Portal Univasf/Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina