De 15 a 19 de julho estará acontecendo o 1º Encontro do Comitê da Rota do Bode. O evento conta com atividades em Pernambuco, no município de Petrolina, e na Bahia, em Casa Nova, Juazeiro e Jaguarari.
O objetivo principal é discutir a institucionalização da comercialização de caprinos para várias regiões do país com vistas a garantir a segurança alimentar e nutricional dos povos de matriz africana. Por consequência, esta ação fortalece a caprinocultura nas comunidades tradicionais, especialmente Fundo de Pasto, que já tem nesta prática sua principal fonte de renda.
A proposição da Rota do Bode faz parte do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsapotma) que vem reunindo os segmentos interessados, instituições não governamentais, parlamentares e governos nesta construção. Na região, o Coletivo Enxame, a Cooperativa Sertão Forte e a Prefeitura de Jaguarari contribuíram na mobilização de outros parceiros para realização deste 1º encontro.
Durante toda a programação está em pauta o debate acerca da viabilidade desta Rota, que visa impulsionar a venda e o transporte desses animais para todo o Brasil, garantindo que cheguem nas Unidades Territoriais Tradicionais (terreiros) vivos e com segurança, mediante garantia das condições necessárias para o conforto dos animais.
Para Érica Daiane, representante do Coletivo Enxame, "o que mais impactou foi saber que essa Rota já existe, porém de forma clandestina. Os povos de terreiro de outras regiões do país adquirem os animais a preços exorbitantes, assim como também não sai barato para as casas aqui da região", menciona. O que o Fonsapotma está propondo é a legalização desta Rota, promovendo a Segurança Alimentar e Nutricional nas comunidades e territórios tradicionais, além de honrar a memória dos ancestrais africanos.
Ontem (16), o Enxame participou do seminário da Rota do Bode na Univasf, em Juazeiro. A partir de hoje, o Coletivo acompanha as atividades do evento em Jaguarari, que vai até o dia 19. A participação do Coletivo demonstra seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, com as comunidades tradicionais e a preservação da cultura afro-brasileira.
O 1º Encontro do Comitê da Rota do Bode conta com a parceria do Coletivo Enxame, Ministérios da Igualdade Racial, Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Irpaa, Embrapa, Univasf, CAR e outras entidades locais.
Ascom Coletivo Enxame
0 comentários