Usuários de Juazeiro reclamam que continuam sem o apoio do carro na casa do TFD em Salvador. Sesau se manifesta

Durante participação no programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde desta terça-feira (16) vários usuários reclamaram que estão sem assistência do carro na Casa do TFD - Tratamento Fora do Domicílio em Salvador.

Maricélia do Residencial Praia do Rodeadouro informou que gastou R$ 90 reais de carro do aplicativo porque o motorista do veículo do TFD estava em Juazeiro.

Outro paciente que pediu para não ser identificado in formou que o carro está sem funcionar há dias e os pacientes estão se deslocando de veículos de aplicativos e outros que não tem dinheiro acabaram ficando na residência sem realizar o tratamento.

Joaquim do Parque Centenário também comentou sobre a situação “Esta situação do carro do TFD não é nova, já prejudicou muitos pacientes. Na época de um ex-prefeito isto não acontecia! Num caso como este tem de haver um motorista de reserva, não se brinca com a saúde desta forma irresponsável e impunemente.

Outra paciente que pediu anonimato por temer represália também se manifestou sobre o que está ocorrendo na casa do TFD na capital:

Geraldo e comunidade juazeirense. Mais reclamações do TFD, infelizmente. Sou paciente oncológica, estou na casa de apoio em Salvador juntamente com muitos outros.

Geraldo você é a ponte entre ouvintes/leitores e a gestão municipal. O transporte que serve os pacientes da casa de apoio desde sempre não funciona todos os dias. Destacando esse final de semana (sexta à quarta feira de manhã), não teve devido o motorista se ausentar e não ter outro para substituí-lo. A demanda é grande e nesse período sem transporte lá se vão R$60,00 reais por dia de Uber; todos os dias esse valor para quem faz quimioterapia, radioterapia, exames que não tem em Juazeiro. Os pacientes ficam no prejuízo. O gasto é muito, tem pessoas que não tem o valor, mas entre si fazendo coleta da boa vontade é adquirido os pequenos valores. Mais uma vez, precisa-se urgente de outro motorista. Ahhhh também tem os dias em que a gestão deixa o carro sem gasolina ou sem pagar o aluguel do mesmo. Essa "pedenga" vai continuar? Os pacientes que se "virem" para arranjar dinheiro de uber.

Juntando a gestora e a secretária de saúde não dá uma. Dinheiro do governo federal para a saúde não atrasa, então continuem seus trabalhos, todos da secretaria de saúde sem exceção, proporcionem um tratamento com dignidade e respeito, já basta passar por doenças crônicas dolorosas.

Obrigada pelo espaço Geraldo. Deus abençoe sempre”.

NOTA DA SESAU

Em nota a Secretaria de Saúde (Sesau) informa que já está buscando solução da demanda pontuada com a convocação de mais um motorista para atender o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Salvador. A Secretaria ressalta que já convocou dois candidatos, porém, os mesmos não tiveram interesse em assumir a função. Uma nova convocação será realizada para auxiliar o profissional que, atualmente, realiza o transporte dos pacientes. A Sesau se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Da Redação da Rede GN