Após o evento que marcou a entrega do título “doutor honoris causa” ao ícone da MPB, o Centro Cultural do Cariri, locallizado no Crato Ceará, inaugura a exposição “Debaixo do Barro do Chão”. A mostra estaá disponível para visitação no espaço Átrio e conta com a curadoria de Fabiano Piúba.
“O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra de Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri”, anuncia o material de divulgação da mostra.
A exposição conta com obras construídas por Corrinha Mão na Massa (da cidade de Missão Velha), Mestra Fanca e Irmãs Cândido (Juazeiro do Norte) e Mestre Jaime, da Barbalha. Os trabalhos se conectam com a musicalidade e o universo tão bem cantado por Gilberto Gil.
A instalação apresenta peças inspiradas a partir da música “De onde vem o baião”, composta pelo baiano em 1976. A produção exposta também se relaciona com a vida e obra do homenageado, adentrando a materialidade imantada da terra que adentra o pensamento e o fazer artístico de Gilberto Gil.
“O Cariri, essa lendária terra de gente resistente e forte. Hoje, volto aqui para compartilhar com tantos que empreendem essa lavoura humana da busca constante do conhecimento e do saber. Volto para receber as honrarias de pertencer aos quadros dos homens doutos, aqueles que a vida doutor, doutorou para a distinção de instruir com o seu exemplo, de ensinar com o seu trabalho, de inspirar por sua caminhada”, declarou Gilberto Gil.
redação redegn Foto Carlos Gibaja
0 comentários