A pesquisa do Instituto Data Resultes divulgada nesta quinta-feira (11), apurou a intenção de votos de forma estimulada dos pré-candidatos à prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para as eleições deste ano.
O resultado aponta crescimento de Lara Cavalcanti do PL, e empate técnico com Odacy Amorim, do PT, na pergunta estimulada se a eleição fosse hoje em que o eleitor votaria para prefeito. Odacy aparece com 11,75% das intenções de voto e Lara Cavalcanti com 10,25%.
Com a margem de erro, esse resultado é considerado empate técnico entre os dois. O atual prefeito, Simão Durando (UB) tem 30,5% das intenções de votos. O ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PSDB) aparece com 24%, Perpétua do PSOL com 2,79%, Marcos Heridijânio (AGIR) com 2,48%. O ex-prefeito Miguel Coelho também é citado pelos eleitores com 1,86% das intenções de votos. Os eleitores indecisos somam 6,75%, não quiseram ou não souberam opinar foram 6% e brancos e nulos 6,5% dos eleitores. O resultado demonstra que a cidade terá segundo turno.
Nessa avaliação junto ao eleitorado, Lara Cavalcanti que estreia na política, empata com Odacy que tem uma carreira política como vereador de Petrolina, vice-prefeito, prefeito e deputado estadual.
Lara ameaça também as campanhas de Júlio Lóssio e Simão Durando que caem na escolha do eleitor, enquanto Lara sobe desde que lançou sua pré-candidatura no dia 25 de abril deste ano.
O cenário de pergunta espontânea em quem votaria para prefeito ficou assim: Simão Durando, com 30% das intenções de votos. Júlio Lóssio com 13,25%, Odacy com 8, 75%, Lara Cavalcanti com 6,75%, Miguel Coelho com 5%, Perpétua do PSOL com 0,75, Marcos Heridijânio com 0,25%. Nesse cenário os eleitores indecisos somam 19,75%, não souberam ou não quiseram opinar, 15,25% e brancos e nulos,4,75%.
Outro cenário construído pela pesquisa foi o de rejeição dos pré-candidatos para a disputa à prefeitura de Petrolina. A pergunta feita pelos pesquisadores foi em que o eleitor não votaria para prefeito de jeito nenhum. Do total de entrevistados, 21,5% responderam que não votariam em Odacy Amorim. 19% não votariam em Júlio Lóssio, 12% não votariam em Simão Durando, 11,75% não votariam em Perpétua, 10% não votariam em Lara Cavalcanti, 4,75% não votariam em Marcos Heridijânio. Votos brancos e nulos para essa pergunta somam 7,75%, indecisos 7% e não quiseram opinar 6,25% dos eleitores.
Nesta pesquisa eleitoral com os pré-candidatos a prefeito (a), a corrida pelo executivo Municipal de Petrolina tem em 1º lugar no momento o prefeito Simão Durando com 30,00% na espontânea, em 2º lugar vem o ex-prefeito Júlio Lóssio com 13,25%, em 3º lugar vem Odacy Amorim também ex-prefeito com 08,75% em seguida no 4º lugar vem a estreante na disputa Lara Cavalcante pertencente a maior legenda partidária no Brasil, pois a mesma tem 06,75% tecnicamente empatada com Odacy Amorim do PT e que em seguida em 5º lugar vem Perpétua do PSOL com 00,75% e logo após em 6º lugar vem o ex-prefeito Miguel Coelho que não pode ser candidato e foi citado por 00,50% da população eleitoral e em 7º e último lugar vem o Dr. Marcos Heridijânio, com 00,25%.
A pesquisa quantitativa realizada por amostragem ouviu 400 eleitores em 44 localidades do município, entre bairros e distritos da área rural, entre os dias 21 a 24 de junho deste ano. A margem de confiança é de 95%, com margem de erro de 4.9%.
Na pesquisa, 53,5% dos entrevistados foram mulheres e 46,5% foram homens, com idades entre 16 e acima de 60 anos. A pesquisa realizada pelo Instituto Data Results está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05856/2024.
ASCOM PL/Petrolina
4 comentários
11 de Jul / 2024 às 09h50
Tanto em Juazeiro com a professora Maeth e Petrolina com Lara que são bolsonaristas estarão fazendo o jogo para crescimento e visibilidade do PL na região pensando nas eleições presidenciais de 2026. Elas sabem que não irão ganhar, mas pensam no futuro. Este é o jogo.
11 de Jul / 2024 às 14h04
Srs leitores e eleitores desta região são Francisco. A pré candidata do PL, em Petrolina, não tenho nenhuma dúvida, será o divisor de água,no pleito eleitoral deste ano. Terá mais votos que esse Sr Odacy e, se por um acaso, venha ter 2° turno, primeiro agradeçamos a Deus, e, depois ao PL, que irá demarcar território para pleito de 2026. Já aqui em Juazeiro, infelizmente, situação diferente, para não ter retorno do PT ao poder, o eleitorado de bem, que é a grandiosissima maioria, votará na atual gestora. O PL, daqui é uma mistura, o Dep Fed João Bacelar, vota com governo Lula.$$
11 de Jul / 2024 às 14h10
Srs leitores, em especial "Tô de olho" concordo com seu comento, mas, aqui em Juazeiro, situação é outra, caso sei que não irá acontecer, a professora consiga votos da maioria eleitores de Bolsonaro, poderá atrapalhar reeleição da prefeita,e, colocar retorno no poder municipal, o que de pior tem na política partidária. Então, todos sendo solidário a Bandeira " onde o PT estiver, estaremos lado oposto" Juazeiro, sempre foi assim, não será diferente agora.
12 de Jul / 2024 às 04h40
Não votem no PL gente, o PL é o partido bolsonarista. Vocês já esqueceram como foi o pior governo do BR, com esse genocida? Gastava milhoes com cartao corporativo com motociata, enquanto o povo morria de covid? Misogino, ladrao de joias, tudo de ruim esse homem com seus seguidores de falsos evangelicos, e ainda usam o mome de Deus em vão. Esse é o voto do MAL, nunca foi do bem.