O pesquisador e escritor Rafael Lima, lança na segunda-feira (15), a segunda edição do livro "O Rei do Baião e a Princesa do Cariri. O evento acontece no Parque de Exposições do Crato Ceará, Palco Mestre Eloi, ás 19hs.
Na programação consta também homenagem aos heróis do ciclo do jumento: Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, José Clementino e Padre Vieira, com a apresentação do jornalista e memorialista Huberto Cabral. Haverá Caminhada das Sanfonas-Exu Pernambuco, e shows com Epitacio Pessoa, Pedro dos 8 Baixos.
"É com muita alegria no coração que venho convidar a toda nação nordestina. Em 2017 lancei o primeiro e agora 7 anos depois lançaremos a segunda edição do livro que homenageia meu ídolo Luiz Gonzaga e a minha terra que tanto amo que é o Crato-CE, conhecida por Seu Luiz como Cratinho de açúcar", disse Rafael Lima.
O livro de Rafael Lima traz a revelação do "amor e a dedicação, olhar e paixão que Luiz Gonzaga tinha pelo Crato Ceará, terra onde nasceu o Padim Ciço". Rafael destaca por exemplo que em 1953, Luís Gonzaga abrilhantou a Festa do Centenário do Crato, cariri cearense, realizou show na Feira de Amostra, instalada na Praça da Sé, trazido pela Rádio Araripe, sob o comando de Wilson Machado. Em 1974, tornou-se cidadão cratense, título outorgado pela Câmara Municipal, em solenidade realizada no auditório do Sesi.
Em 1975, Luiz Gonzaga levou o Coral da Sociedade Cultural Artística do Crato (SCAC) para cantar a Quinta Missa do Vaqueiro, criada por ele, padre João Câncio e Pedro Bandeira, em Lajes, Município de Serrita, localizado no Estado de Pernambuco, em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Luiz Gonzaga sempre valorizou a cultura e a arte cratense. O Crato foi o seu ponto de apoio nos grandes eventos promovidos por ele na região.
O Rei do Baião participou também da inauguração da Rádio Araripe, juntamente com seu pai, Januário, e seu irmão, Zé Gonzaga, bem como da Rádio Educadora do Cariri e do Gaibu Avenida. Foi sempre uma das maiores atrações artísticas da Exposição do Crato, além de seu grande divulgador. A música "Eu Vou Pro Crato", interpretada por ele, ainda hoje emociona os cratenses de todas as gerações.
"O livro de Rafael Lima é um importante instrumento de conhecimento para as novas gerações que valorizam a vida e obra de Luiz Gonzaga", afirma o jornalista Ney Vital.
Redação redegn Foto redes sociais
0 comentários