Leitor questiona falta de transparência no processo seletivo do ISMEP 2024

Na tarde desta segunda-feira (8) um leitor da RedeGN, através de e-mail, questionou sobre o processo seletivo para contratação de pessoal  no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina. O Hospital é gerido pelo Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP) desde janeiro de 2023.

“Qual a legalidade de um processo de seleção, onde não se tem divulgação dos resultados parciais”? 

Confira a denúncia completa:

Venho, mais uma vez, realizar questionamentos relacionados às "seleções" para contratação de pessoal para trabalhar no hospital DOM MALAN, gerido pelo INSTITUTO SOCIAL DAS MEDIANEIRAS DA PAZ, com recursos providos pela SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, portanto, recursos públicos.
O ISMEP, lançou os editais 2024, para cadastro de reserva de vários cargos necessários. Até aí, tudo perfeito, fazer conforme a transparência e igualdade no serviço público obriga.

Todavia, uma simples lida no edital, e concretizada recentemente pela "seleção" realizada, nos deixa cada vez mais indignado com a falta de seriedade e transparência deste instituto gestor, e pergunto:

Porque não foi feito o mesmo rito processual realizado em 2023, onde todos os inscritos tiveram seus resultados divulgados, tanto na fase de inscrição, quanto na fase de entrevistas, podendo acompanhar seu desempenho? Qual o interesse da empresa em manter totalmente interno as notas das pessoas que se inscreveram e não publicar lista classificatória, inclusive de ambas as fases?  É no mínimo estranho, e pergunto ao Ministério Público do estado (já que estamos tratando de recursos públicos), qual a legalidade de um processo de seleção, onde não se tem divulgação dos resultados parciais? será que todos os inscritos tiveram seus currículos realmente avaliados? Ou somente alguns já predispostos aos cargos? Como podemos ter esta certeza e exercer nosso direito recursal, se nem sabemos a classificação real? Perguntar não ofende, agora fazer da coisa pública algo privado é que deveria ser constrangedor.

Cleiton dos Santos

Em nota, a gestão do Hospital  Dom Malan ressalta que trata-se  de processo seletivo  para cadastro reserva , portanto sem obrigatoriedade  de contratação imediata. 
Primando pela transparência, a lista dos candidatos é disponibilizada no site oficial do instituto.

Redação redeGn - Espaço do leitor/Foto: Reprodução/Ascom