Mergulho Musical: Artista do Vale do São Francisco lança trabalho celebrando a região

O pôr do sol no Vale do São Francisco inspira artistas de todas as vertentes a criarem seus projetos. Os raios alaranjados atravessam tempo e memória, iluminando a criatividade de quem mora na região. É esse sentido que o novo EP intitulado "Mergulho", do artista pernambucano Ulisses Abílio, lançado na última terça-feira, 02/07, quer expressar.

Em seu novo trabalho, o artista busca enaltecer sua territorialidade e mostrar a potência musical da região banhada pelo Velho Chico. "Muitos artistas do vale estão buscando falar sobre a região sem estereótipos. Queremos mostrar as riquezas deste lugar, que existimos sem os prejulgamentos que tentam marcar a nossa existência", afirmou Abílio.

Com uma sequência de cinco canções, o EP apresenta uma variedade de ritmos musicais que passeiam entre afoxé, maracatu e reggaeton com uma roupagem pop. Há uma referência às músicas tradicionais, mas o projeto busca mesclar o clássico com propostas mais atuais, mostrando que a região tem novos conceitos a serem apresentados para o cenário musical. Como um artista LGBTQIAPN+ do sertão pernambucano, Abílio diz que é importante quebrar as barreiras sociais e mostrar trabalhos inovadores.

Os visuais disponíveis em seu canal no YouTube são um show à parte. Produzido pelo Estúdio Voodoox, localizado em Petrolina/PE (cidade irmã de Juazeiro/BA), os visualizers mostram na prática essa conexão entre a quebra de estereótipos e a forma como as pessoas que moram na região enxergam seu lugar de nascimento e moradia. "É como se apaixonar pelo fim de tarde do Vale do São Francisco. Sentir orgulho de ser daqui. Você ouve sentado na beira do rio, olhando esse pôr do sol lindo que nós temos, e se sente grato de existir em um lugar tão rico em referências culturais", disse Abílio.

A gravação e produção foram feitas no Estúdio Casa Azul e contaram com a participação de diversos artistas da região, desde o instrumental até a concepção artística e visual do projeto. Segundo o artista, neste EP, as pessoas vão conhecer um outro Ulisses - diferente daquele que faz shows cantando Gal Costa. "São composições que faço desde antes da pandemia. É algo que estou maturando e planejando há muito tempo. É o momento de mostrar para as pessoas esse Ulisses cantando músicas autorais", declarou.

Conheça Ulisses Abílio-Pernambucano e residente em Petrolina/PE, ele é músico, produtor musical, poeta, jornalista e ainda encontra tempo para ser professor de yoga. Passou os últimos sete anos morando e trocando experiências entre as capitais de Alagoas e Pernambuco.

Em 2022, foi finalista no Festival Nacional Edésio Santos da Canção (em Juazeiro/BA), com a composição "Onda Viva", música que posteriormente gravou e lançou com Bianca Cordeiro. Em 2023, fez shows em homenagem a Gal Costa com o repertório do disco "A Todo Vapor" (1971).

Ulisses realiza movimentações artísticas desde os 15 anos em Petrolina. Atualmente, está trabalhando em singles solo e shows nos espaços culturais locais para a solidificação de sua arte e personalidade musical.

Ascom